AVALIAÇÕES MOTORAS APLICÁVEIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Kelven Everton de Oliveira Sampaio UNIFECAF
  • Saulo Reis Gomes de Andrade Universidade Católica de Brasília
  • Anderson da Silva Alcantara Uniplan

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21062

Palavras-chave:

Avaliação motora. Autismo. Educação física adaptada. Psicomotricidade. Fisioterapia. Transtorno do espectro do autismo.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento e, frequentemente, por alterações motoras significativas. Estima-se que aproximadamente 50–88% das crianças com TEA apresentem déficits motores persistentes, os quais impactam o perfil motor e podem comprometer atividades cotidianas. Considerando a relevância da avaliação motora como ferramenta para diagnóstico e intervenção, este estudo teve por objetivo identificar baterias de avaliação motoras aplicadas a crianças com TEA, destacando sua aplicabilidade para profissionais da área motora. Realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2015 e 2024 nas bases Lilacs, Medline e SciELO, utilizando descritores em português, inglês e espanhol. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e a triagem dos estudos, foram incluídos 8 artigos. Foram identificados 10 instrumentos de avaliação motora: 3 questionários que avaliaram indiretamente o desempenho motor e 7 instrumentos aplicados diretamente ao indivíduo por meio de testes. Os resultados apontam que, embora as avaliações motoras sejam fundamentais para compreender as especificidades do desenvolvimento de crianças com TEA, muitos instrumentos foram validados em populações neurotípicas; além disso, alguns testes não conseguem captar nuances do desenvolvimento motor atípico e podem excluir certas capacidades. Conclui-se que o uso adequado desses instrumentos contribui para diagnósticos mais precisos, planejamento de intervenções individualizadas e acompanhamento evolutivo; entretanto, ressalta-se a necessidade de adaptações e do desenvolvimento de novos métodos que contemplem as singularidades do TEA.

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Biografia do Autor

Kelven Everton de Oliveira Sampaio, UNIFECAF

Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário IESB, Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFECAF.

Saulo Reis Gomes de Andrade, Universidade Católica de Brasília

Licenciado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Bacharelado em Educação Física na Uniprojecao.  Pós-graduado em Psicomotricidade, Análise do Comportamento aplicado ao TEA, Educação Física Adaptada e Professinal Nanegent Crises.

Anderson da Silva Alcantara, Uniplan

Bacharel em Educação Física pela Uniplan, Pós-graduado em detecção e desenvolvimento de talentos esportivos.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

Sampaio, K. E. de O., Andrade, S. R. G. de, & Alcantara, A. da S. (2025). AVALIAÇÕES MOTORAS APLICÁVEIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3985–3995. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21062