MENOR IDADE NO SISTEMA CARCERÁRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Cleidson Teixeira Vinhas
  • Marcos Adriano Bohlke Ferreira
  • Cristiano Dilli
  • Felipe Tavares Ribeiro
  • Barbara Duro Dias
  • Newton Porfirio Moraes Soares

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8526

Palavras-chave:

Menor idade. Crimes. Jovens na criminalidade. Leis.

Resumo

É inacreditável como a violência em nosso país vem ganhando proporções a cada dia mais gigantescas. São crimes dos mais terríveis possíveis dentre eles sequestros, assassinatos e roubos e o que mais nos atemoriza é a figura trivial do menor na prática desses delitos. A sociedade deve posicionar-se contrária a modificações constitucionais que visam apenas apresentar soluções simplistas e que não resolverão a questão da criminalidade juvenil no país. Ao revés, deve discutir as verdadeiras causas da violência entre os jovens e cobrar das autoridades responsáveis a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente quanto às medidas socioeducativas ali previstas. Argumenta-se também que esses adolescentes têm acesso a inúmeras informações, trazendo-lhes, portanto, amadurecimento e capacidade de entendimento de seus atos. É verdade que os jovens atualmente recebem mais informações, mas elas são recebidas quase sempre pela televisão, que é o meio de comunicação de massa de maior alcance.

Biografia do Autor

Cleidson Teixeira Vinhas

Bacharel em administração e licenciatura em Matemática. 

Marcos Adriano Bohlke Ferreira

Bacharel em administração de empresas. Licenciatura em ciências sociais. Pós-graduação em segurança pública. 

Cristiano Dilli

Graduação Tecnólogo em Gestão Pública Graduação. Tecnólogo em Segurança Pública. Pós-graduação em Criminologia. Pós-graduação em Gestão de Sistemas Prisionais. 

Felipe Tavares Ribeiro

Graduação Bacharel Direito. Pós-graduação gestão recursos humanos. Pós-graduação inteligência Policial e Penitenciária. 

Barbara Duro Dias

Bacharel em Nutrição. 

Newton Porfirio Moraes Soares

Licenciado em Educação Física. Pós em Educação Especial e Inclusiva. Pós em Educação Ambiental. Pós em Educação em Unidades Prisionais. Pós em Gestão de sistemas Prisionais. 

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Vinhas, C. T. ., Ferreira, M. A. B. ., Dilli , C. ., Ribeiro, F. T. ., Dias, B. D. ., & Soares, N. P. M. . (2023). MENOR IDADE NO SISTEMA CARCERÁRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 656–666. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8526