A ATIVIDADE DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Marcio Orelio Santos da Silva Faveni
  • Cleidson Teixeira Vinhas Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo Corrêa Sosa Centro Universitário Uninter
  • Clóvis Dilli Faculdade Instituto Brasil de Ensino
  • Gustavo Leite da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Alef Saizer Fiori ANHANGUERA

Resumo

Desde o começo das atividades do monitoramento eletrônico no Estado do Rio Grande do Sul, todos os servidores se empenham em proporcionar uma atmosfera favorável ao crescimento das instituições e também ao acesso dos apenados à inclusão progressiva da pena. Sendo assim, o objetivo deste livro é proporcionar ao leitor um primeiro entendimento do processo das atividades da monitoração eletrônica de apenados e os efeitos da política do desencarceramento na metade sul do Estado do Rio Grande do  Sul. Desse modo, cabe salientar que todos os autores deste livro têm vasta experiência nessa atividade, tendo como missão o acesso à informação a toda sociedade.

Cada região do Estado do Rio Grande do Sul apresenta peculiaridades referente ao sistema jurídico-carcerário. Desde modo, utilizou-se a base de dados e as referências gerais do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5° Região Penitenciária do Estado do Rio Grande do Sul (IPME-5), unidade penitenciária administrativa que atualmente estão lotados os integrantes e autores deste livro. A unidade tem sede na cidade de Pelotas (RS) e é reconhecida por inserir ações que servem de modelo para todo Estado, inclusive alavancando debates positivos em todo o Brasil.

Ante exposto, o estudo foi dividido em 3 capítulos. O primeiro traz as ações e regramentos que se iniciaram na constituição dos primeiros passos do trabalho do monitoramento eletrônico para egressos carcerários. O segundo capítulo introduziu uma abordagem mais técnica e legal dos procedimentos da monitoração, assim como a inferência de como surgiu o sistema penal desde os seus primórdios. Por fim, a evolução da atividade do monitoramento eletrônico até os dias atuais, corroborando no sentido de fornecer dados importantes para todos os interessados.

Biografia do Autor

Marcio Orelio Santos da Silva, Faveni

Pós- graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal -Faveni. Graduação em Licenciatura em História -Faveni. Graduação em Tecnologia dos Recursos Humanos -Anhanguera. Graduação em tecnologia em Gestão Pública - Anhguera. Pós- graduação lato sensu em Gestão Prisional -Faveni. Pós- graduação Lato Sensu em Segurança Pública - São Braz.

Cleidson Teixeira Vinhas, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Administração de Empresas pela UFPEL.

Rodrigo Corrêa Sosa, Centro Universitário Uninter

Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Clóvis Dilli, Faculdade Instituto Brasil de Ensino

Pós- Graduação em Gestão de Sistemas Prisionais pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (FAMEV). Pós- Graduação em Segurança Pública pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA (FAMEV). Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Gustavo Leite da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Licenciatura em Ciências Sociais com Ênfase em Sociologia.

Alef Saizer Fiori, ANHANGUERA

Pós- graduado em Gestão de Sistema Prisional. Faculdade Ibra. Licenciatura em Educação Física- Anhanguera.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Silva, M. O. S. da ., Vinhas, C. T. ., Sosa, R. C. ., Dilli, C. ., Silva, G. L. da ., & Fiori, A. S. . (2022). A ATIVIDADE DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO NO SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–52. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4101

Edição

Seção

E-books

Categorias