GESTÃO PRISIONAL DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE APENADOS DA 5º REGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Cleidson Teixeira  Vinhas Universidade Federal de Pelotas
  • Rodrigo Corrêa  Sosa Centro Universitário Uninter
  • Clóvis  Dilli Faculdade Instituto Brasil de Ensino
  • Gustavo Leite da  Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Alef Saizer  Fiori Faculdade Ibra
  • Marcio Orelio Santos da  Silva Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3902

Palavras-chave:

Capacitação. Tecnologia digital. Modernização. Estruturação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as inovações técnicas no que tange o setor de monitoramento eletrônico dos apenados da 5ª Região do RS, que cumprem pena de detenção nos regimes semiaberto, fechado, aberto, ou, medidas alternativas. Com o intuito da utilização da modernidade e o emprego do uso de tornozeleiras eletrônicas, tendo como consequência o aprimoramento do sistema prisional do Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando dessa forma a reinserção do custodiado a sociedade e o retorno ao seu âmbito familiar. A tecnologia faz parte da sociedade e está à disposição de todos que procuram se beneficiar e em diferentes segmentos da sociedade, inclusive nos órgãos públicos, não seria diferente a contribuição dos equipamentos digitais no sistema prisional. A alternativa apresentada neste trabalho visa proporcionar aos usuários e profissionais penitenciários uma estrutura com ideias necessárias para que os erros que possam ser cometidos possam ser atenuados gradativamente no setor da segurança pública.

Biografia do Autor

Cleidson Teixeira  Vinhas, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Administração de Empresas  pela UFPEL.

Rodrigo Corrêa  Sosa, Centro Universitário Uninter

Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Clóvis  Dilli, Faculdade Instituto Brasil de Ensino

Pós- Graduação em Gestão de Sistemas Prisionais pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (FAMEV). Pós- Graduação em Segurança Pública pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino- IBRA (FAMEV). Graduação em Tecnologias de processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter.

Gustavo Leite da  Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Licenciatura em Ciências Sociais com Ênfase em Sociologia.

Alef Saizer  Fiori, Faculdade Ibra

Pós- graduado em Gestão de Sistema Prisional. Faculdade Ibra. Licenciatura em Educação Física (Anhanguera).

Marcio Orelio Santos da  Silva, Faveni

Pós- graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal (Faveni). Graduação em Licenciatura em História (Faveni). Graduação em Tecnologia dos Recursos Humanos (Anhanguera). Graduação em tecnologia em Gestão Pública (Anhguera). Pós- graduação lato sensu em Gestão Prisional (Faveni). Pós- graduação Lato Sensu em Segurança Pública (São Braz).

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Vinhas, C. T., Sosa, R. C., Dilli, C., Silva, G. L., Fiori, A. S., & Silva, M. O. S. (2022). GESTÃO PRISIONAL DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DE APENADOS DA 5º REGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 856–866. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3902