A RESPONSABILIDADE PENAL PELO ABANDONO MATERIAL

Autores

  • Tania Regina Braga Instituto de Ensino Superior de Bauru/SP
  • José Fernando do Amaral Junior Instituição Toledo de Ensino de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.776

Palavras-chave:

Responsabilidade. Direito Penal. Abandono Material.

Resumo

Este trabalho pretende abordar sobre a família como base da sociedade, razão pela qual deve ser protegida por todos os instrumentos, pelo que o abandono familiar sob várias formas é considerado crime, mas existem outras disposições do Direito Penal que podem prever ou uma cláusula que contém o ato, mas é aconselhada e punida pelo direito penal. O abandono pode causar danos psicológicos, e muitas vezes, entrar em um quadro de profunda depressão, diminuindo a autoestima e aumentando a insegurança dessas pessoas abandonadas. Os idosos também sentem as consequências, quando são abandonados por alguém, assim como as crianças sofrem, com o psiquismo por causa da ausência dos pais. Iremos analisar de forma clara e objetiva, conceitos, princípios, para discutir os crimes contra o auxílio familiar, especialmente o abandono moral, e material, referindo-se a como são praticados, quais são as consequências, e como as punições são aplicadas a quem os pratica. Crimes no ordenamento jurídico brasileiro.

 

Biografia do Autor

Tania Regina Braga, Instituto de Ensino Superior de Bauru/SP

Graduada em português/Literatura – Unimes. Graduada em História – Unimes. Discente do Curso de Direito  no Instituto de Ensino Superior de Bauru/SP. E-mail: tania.taniabraga@gmail.com.

José Fernando do Amaral Junior, Instituição Toledo de Ensino de Bauru

Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Braga, T. R., & Amaral Junior, J. F. do . (2021). A RESPONSABILIDADE PENAL PELO ABANDONO MATERIAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 285–297. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.776