O IMPACTO QUE A NEGLIGÊNCIA EMOCIONAL, PSICOLÓGICA, SOCIAL E JURÍDICA CAUSA DENTRO DO ABANDONO AFETIVO

Autores

  • Adria Monik Aguiar dos Santos UNINORTE
  • Wellington Silva de Lima UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19611

Palavras-chave:

Abandono afetivo. ECA. Criança e Adolescente. Responsabilidade. Consequência.

Resumo

Este artigo trata sobre o abandono emocional paterno, existem várias questões sobre os direitos da criança e do adolescente que apesar dos avanços do sistema brasileiro, tem falhas ao abordar este tema especifico. A lei atual não elucida claramente o significado e as consequências legais para quem o pratica, examinar as conexões entre a ausência afetiva dos pais e o surgimento de dificuldades emocionais comportamentais do filho na fase adulta, identificar os principais fatores de risco que causam o abandono afetivo paterno. Analisar as políticas públicas, e novas leis vigentes sobre o assunto para prevenir e combater o abandono afetivo paterno, considerando a perspectiva de gênero. Examinar a chance de compensação financeira por danos morais causados devido ao abandono emocional na infância. E tem-se por objetivo geral analisar as consequências psicológicas, éticas e jurídicas do abandono emocional paterno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adria Monik Aguiar dos Santos, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Wellington Silva de Lima, UNINORTE

Professor do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte - UNINORTE, advogado, especialista em direito penal e processo penal, mestrando em segurança pública, cidadania e direitos humanos pela Universidade do Estado do Amazonas.  

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Santos, A. M. A. dos, & Lima, W. S. de. (2025). O IMPACTO QUE A NEGLIGÊNCIA EMOCIONAL, PSICOLÓGICA, SOCIAL E JURÍDICA CAUSA DENTRO DO ABANDONO AFETIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8187–8203. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19611