ATIVIDADES MOTORA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Geslaine Rosana Ribeiro da Silva Universidade Pitágoras Unopar - Londrina/PR
  • Monick Sinaid Bicudo Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Regina Celia Sales de Freitas IBPEX Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6925

Palavras-chave:

Educação Infantil. Desenvolvimento motor. Profissional da Educação.

Resumo

O artigo científico aborda a temática, “Atividades Motora no Ensino de Educação Infantil”, cujo objetivo é revisar a importância das atividades de prática esportiva no desenvolvimento motor dos estudantes durante a educação infantil. A criança começa a construir suas experiências motoras em um processo contínuo de desenvolvimento motor com os movimentos culturais e sociais que cada um possui, levando em conta que essa construção depende tanto dos recursos biológicos, psicológicos e condições do meio em que ela vive. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, idade de quatro e cinco anos entende-se que é o período pré-escolar e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Segundo Scarpato (2007) pode-se considerar a Educação Infantil como fase do desenvolvimento das habilidades específicas do ser humano ou movimentos fundamentais, pois acontece entre os dois e sete anos. Na Educação Infantil, a Educação Física utiliza-se de jogos e brincadeiras como um poderoso instrumento para auxiliar o desenvolvimento das crianças. A relevância do trabalho focado no desenvolvimento motor consiste no conhecimento da aplicação de atividades que explorem o movimento considerando o aspecto das fases e estágios adequando-as as necessidades de aprendizagem das crianças na pré-escolares.

Biografia do Autor

Geslaine Rosana Ribeiro da Silva, Universidade Pitágoras Unopar - Londrina/PR

Graduada no curso Licenciatura em Pedagogia, título obtido na Universidade Pitágoras Unopar - Londrina/PR. E-mail: geslaine.rosana@gmail.com.

Monick Sinaid Bicudo, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Especialista em Educação Física Escolar, título obtido na Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT Cuiabá/MT. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS Campo Grande /MS. E-mail: monickusa@gmail.com.

Regina Celia Sales de Freitas, IBPEX Curitiba/PR

Especialista em Ciência do Movimento Humano, título obtido no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão- IBPEX Curitiba/PR. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Cuiabá/MT.E-mail: salesregina98@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Silva, G. R. R. da ., Bicudo, M. S. ., & Freitas, R. C. S. de . (2022). ATIVIDADES MOTORA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 972–986. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6925