A PSICOMOTRICIDADE E SUA INFLUÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- (TEA) NA ESCOLA

Autores

  • Cristiane da Silva Moreira Universitário de Várzea Grande –UNIVAG
  • Evanderson dos Santos Antunes Faculdade do Instituto Panamericano - FACIPAN
  • Regina Celia Sales de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7849

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autismo. Educação Psicomotora. Educação.

Resumo

O artigo científico aborda a temática, “A Psicomotricidade e sua Influência para o Desenvolvimento do Estudante com Transtorno do Espectro Autismo- (TEA)” na escola. O autismo é uma síndrome com manifestações típicas presentes desde o nascimento. Apresenta como uma das características principais a dificuldade de socialização. Entretanto, a criança com o Transtorno do Espectro Autismo, apresenta diferentes níveis da síndrome e transtorno, uma vez que a criança autista apresenta comportamento específico. O objetivo da pesquisa foi analisar a psicomotricidade e sua influência para o desenvolvimento do estudante com transtorno do espectro autismo- (TEA) na escola. A pesquisa escreveu-se como um estudo de revisão de leitura. Por fim, conclui-se que as crianças autistas procuram viver em um mundo diverso das crianças que não apresenta essa síndrome, pois não conseguem controlar o jeito como, olhar dentro dos olhos, com isso dificultando estabelecer contato e característica de uma sociedade.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Moreira, Universitário de Várzea Grande –UNIVAG

Especialista em Educação Física Escolar, título obtido na Faculdade Integradas de Várzea Grande - FIAVEC Várzea Grande/MT. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido em Centro Universitário de Várzea Grande –UNIVAG Várzea Grande/MT.

Evanderson dos Santos Antunes, Faculdade do Instituto Panamericano - FACIPAN

Especialista em Educação Especial Inclusiva, título obtido na Faculdade do Instituto Panamericano - FACIPAN Cuiabá/MT. Graduado no curso Licenciatura em Pedagogia, título obtido na Faculdade Integradas de Várzea Grande – FIAVEC Várzea Grande /MT, e Graduado no curso de Licenciatura em Artes Visuais título obtido na Faculdade de Educação Paulistana- FAEP São Paulo/ SP. 

Regina Celia Sales de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

Especialista em Ciência do Movimento Humano, título obtido no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão- IBPEX Curitiba/PR. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Cuiabá/MT. 

 

 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Moreira, C. da S. ., Antunes, E. dos S. ., & Freitas, R. C. S. de . (2022). A PSICOMOTRICIDADE E SUA INFLUÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- (TEA) NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2590–2604. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7849