A ESCOLA REGULAR E PROFESSORES TRABALHANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Laura Patrícia Rocha Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST
  • Rafaela Rodrigues Garcia
  • Regina Celia Sales de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7852

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autismo. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado- AEE.

Resumo

O artigo científico aborda a temática´´ A Escola Regular e Professores Trabalhando a Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista``. Nesse sentido, objetiva-se compreender os desafios e possibilidades em torno da inclusão escolar do aluno com TEA a partir do seguinte questionamento que partiu da problemática que evidencia os impasses das vivências inclusivas no espaço escolar: como a escola potencializa as práticas inclusivas durante o processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência, especialmente, com TEA? Para tanto, evidencia uma abordagem bibliográfica voltada à compreensão do autismo e suas características, bem como as dificuldades de interação e socialização no ambiente escolar. Em vista disso, foi analisado por meio de algumas observações e diálogos realizados na instituição, as possibilidades desenvolvidas para incluir ao entender a necessidade manifestada a fim de auxiliar na superação desse desafio. Ao longo do estudo algumas intervenções foram realizadas durante as observações na sala regular, com o objetivo de vivenciar ações inclusivas na escola mediante aos desafios decorrentes dessa demanda direcionada ao respeito e valorização da diversidade humana. Assim, faz-se necessária a realização de contínuas adaptações na instituição de ensino de modo a possibilitar o desenvolvimento da criança com TEA, valorizando as suas potencialidades.

Biografia do Autor

Laura Patrícia Rocha, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional, título obtido na Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia - INVEST Cuiabá/MT. Graduada no curso Licenciatura em Artes Visuais, título obtido em Faculdade de Educação Paulistana –FAEP São Paulo /SP. Graduada no curso Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, titulo obtido em Universidade de Cuiabá-UNIC Cuiabá/MT.  

Rafaela Rodrigues Garcia

Especialista em Educação Física Escolar Recreação e Lazer, título obtido na Faculdade de Educação de Tangará da Serra - UNISERRA Tangará da Serra/MT. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido na Faculdade de Ciências Sociais e Humana Sobral Pinto – Rondonópolis /MT.

 

Regina Celia Sales de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Cuiabá

Especialista em Ciência do Movimento Humano, título obtido no Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão- IBPEX Curitiba/PR. Graduada no curso Licenciatura em Educação Física, título obtido na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Cuiabá/MT.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Rocha, L. P. ., Garcia, R. R. ., & Freitas, R. C. S. de . (2022). A ESCOLA REGULAR E PROFESSORES TRABALHANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2619–2631. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7852