O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO E APOIO AOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA

Autores

  • Maria Antônia Barreiros de Moura Christian Business
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22114

Palavras-chave:

Gestão escolar. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Formação docente. AEE.

Resumo

Este artigo discute como a gestão escolar organiza políticas, processos formativos e apoios pedagógicos para garantir a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, articulando liderança pedagógica, desenho universal para a aprendizagem, atendimento educacional especializado e desenvolvimento profissional docente de modo a transformar a cultura escolar, qualificar práticas e consolidar redes intersetoriais que assegurem participação, aprendizagem e pertencimento no cotidiano da escola, com base em referenciais nacionais e internacionais e em evidências sobre práticas eficazes no campo da educação inclusiva e do TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Barreiros de Moura, Christian Business

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business. Graduada em Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora da Rede Estadual do Amazonas.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD,doutora em ciências da educação,mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School  - CBS. 

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Moura, M. A. B. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO E APOIO AOS PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1370–1383. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22114