GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM EMPRESAS FAMILIARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Roseli Nascimento dos Anjos Barboza Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Stefany Cristina de Campos Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6903

Palavras-chave:

Gestão por competência. Empresas familiares. Governança corporative.

Resumo

Estuda-se a gestão por competência nas empresas familiares. São objetivos deste estudo: estudar o conceito de gestão por competência nas organizações e identificar e descrever o estado da arte dos estudos sobre a gestão por competência na gestão das empresas familiares. Trata-se de revisão de literatura narrativa. uma revisão de literatura, realizada na base de dados Google Acadêmicoâ, recorte temporal da busca foi de 2000 a 2020. Os resultados mostraram que a maioria dos trabalhos publicados estão em inglês, seguidos de trabalhos em espanhol nos quais em alguns observou-se estudos de caso em outros a proposta de estrutura de uma gestão por competência e outros há ainda que fazem reflexões e propostas teóricas. Concluiu-se que, em empresas familiares, embora haja pouca pesquisa em bases de dados abertas, que existem pesquisadores interessados no tema, uma vez que esse modelo de gestão pode ir ao encontro de soluções para a complexidade dos interesses internos, para que haja a sucessão e a família tenha estabilidade financeira ao longo de gerações e ao mesmo tempo possa oferecer produtos/serviços de qualidade, com competitividade e excelência.

Biografia do Autor

Roseli Nascimento dos Anjos Barboza, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Estudante do curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes. E-mail: roseli.barboza@fatec.sp.gov.br.

Stefany Cristina de Campos, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Estudante do curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes. E-mail: stefany.campos@fatec.sp.gov.br.

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Docente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes. E-mail: luci.bonini@fatec.sp.gov.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Barboza, R. N. dos A. ., Campos, S. C. de ., & Bonini, L. M. de M. . (2022). GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM EMPRESAS FAMILIARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 112–124. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6903