O USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS BENZODIAZEPÍNICAS

Autores

  • Jerônimo Ribeiro Gavazza Neto Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5250

Palavras-chave:

Benzodiazepínicos. Uso racional dos psicotrópicos. Uso irracional dos benzodiazepínicos. Dependência e habilidades cognitivas. Assistência farmacêutica.

Resumo

No decorrer dos anos, construímos, evoluímos e nos adaptamos às mais diversas circunstâncias. Tudo isso nos possibilitou a chegada até o momento presente. Porém, toda essa evolução trouxe consigo muito estresse, fadiga, dentre outros fardos dos tempos modernos.Infelizmente, os inúmeros fardos dessa geração atual têm aflorado diversas doenças e sintomas psicológicos e até psicossomáticos. Uma das alternativas terapêutica mais procuradas são o uso de substâncias psicoativas. Dentre elas a classe dos Benzodiazepínicos é a mais prescrita pelos médicos mundialmente, pela sua ampla função terapêutica e seu baixo índice de toxicidade comparado com os seus antecessores. O objetivo desse estudo é analisar e identificar a eficácia prática dos medicamentos benzodiazepínicos com relação à saúde mental do paciente. Apresentando suas características, qualidades e ressaltando a importância para as informações e orientações devidas sobre o fármaco. Os profissionais da saúde são os que trabalham para fornecer o direito a saúde para a população. Mas especificamente, médicos e farmacêuticos são os responsáveis as instruções básicas aos procedimentos, tratamentos e quaisquer dúvidas que envolvam os medicamentos. A quantidade de benefícios é considerável quanto aos seus malefícios, porém quando instruídos com clareza e seguindo as devidas instruções. O mais recomendado é procurar por alternativas para a resolução do real problema descobrindo qual é o real motivo ou causa do problema e não o mascarando com o medicamento.

Biografia do Autor

Jerônimo Ribeiro Gavazza Neto, Universidade Iguaçu

Graduando em Farmácia pela Universidade Iguaçu (UNIG), Rio de Janeiro, Brasil.E-mail: neto.gavazza@gmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Prof. Orientador do curso de Farmácia na Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Gavazza Neto, J. R. ., & Andrade, L. G. de . (2022). O USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS BENZODIAZEPÍNICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 721–728. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5250