A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB O OLHAR FREIRIANO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores

  • Maria Luíza de Souza Universidade Tiradentes
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira (PPED/UNIT
  • Filipe Antônio Araújo Moura PPED/UNIT
  • Karla Santana dos Santos Teixeira Valente Universidade Estadual da Bahia
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade de São Paulo
  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5249

Palavras-chave:

Educação especial. Pedagogia freiriana. Concepções inclusivas. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O artigo se desenvolve balizado no Eixo sobre a Educação Brasileira com as Pedagogias Freirianas, tendo como objetivo discutir a Educação Especial a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na perspectiva da emancipação e da autonomia do educando. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com método qualitativo. Percebe- se a partir da leitura e análise da obra de Paulo Freire, que este é por excelência um educador que elaborou uma Pedagogia Inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma necessidade para que não se excluam pessoas que historicamente já são excluídas, possibilitando ao oprimido ser agente de transformação da sua realidade. Conclui-se que, partindo do princípio da compreensão de Paulo Freire de que em uma sociedade capitalista e classista as práticas que dela advém, ainda que seja em uma perspectiva inclusiva, não se efetiva, um sistema opressor não contribui com o oprimido.

Biografia do Autor

Maria Luíza de Souza, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7978-1190. E-mail: maluizasouza@yahoo.com.br

Advanusia Santos Silva de Oliveira, (PPED/UNIT

Doutoranda em Educação (PPED/UNIT).  Bolsista pelo Programa de Apoio Institucional à Pós-Graduação Stricto Sensu (PROCAPS/UNIT). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2654-8683. E-mail: advanusia.santos@souunit.com.br.

Filipe Antônio Araújo Moura, PPED/UNIT

Mestrando em Educação (PPED/UNIT).  Bolsista (PROCAPS/UNIT). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2884-6756. E-mail: fmoura.araujo@gmail.com.

Karla Santana dos Santos Teixeira Valente, Universidade Estadual da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - GESTEC, da Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1646-6679. E-mail: karlasstvalente@ yahoo.com.br.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação- Universidade de São Paulo - USP. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3400-4910. E-mail: nuneslinhares.ronaldo8@gmail.com.

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5833-2441. E-mail: andreaknunes@gmail.com.

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Publicado

31/05/2022

Como Citar

Souza, M. L. de ., Oliveira, A. S. S. de ., Moura, F. A. A. ., Valente, K. S. dos S. T. ., Linhares, R. N. ., & Nunes, A. K. F. . (2022). A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB O OLHAR FREIRIANO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 345–360. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5249