A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E O COMBATE AS FAKE NEWS

Autores

  • Geraldine Leal Martins Almeida Universidade Tiradentes
  • Mileisy de Oliveira Lima Universidade Tiradentes
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Alexandre Meneses Chagas Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5564

Palavras-chave:

Educação Midiática. Cultura digital. Fake News. Processo educativo.

Resumo

O presente artigo analisa e descreve a influência das competências midiáticas com habilidade de identificar as “Fake News”. Enfatiza o quanto é primordial compreender o grande impacto que as famosas notícias falsas estão desencadeando nos tempos atuais. Além disso, destaca que o docente ainda deve desenvolver uma prática pedagógica voltada para a alfabetização midiática, com o propósito de combater qualquer tipo de notícia inverídica. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo apresentar as possibilidades para que os estudantes desenvolvam um senso crítico de modo a analisar todas as informações que o cercam. Metodologicamente está pesquisa desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória, a partir de Faustino (2010), Rais (2020), Rodrigues (2022) e Valente (2014), foi possível concluir a importância da educação midiática para o combate da desinformação sendo necessário avaliar todas as informações antes de compartilhar, bem como refletir sobre o impacto que tais “fake News” ocasionam.

Biografia do Autor

Geraldine Leal Martins Almeida, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT. E-mail: geraldine.leal@souunit.com.br.

Mileisy de Oliveira Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT.  E-mail: Milypedagoga@gmail.com.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes – PPED/UNIT.  Bolsista PROCAPSI/UNIT. Link ORCID: 0000-0003-2654-8683. E-mail: advanusia.santos@ souunit.com.br.

Alexandre Meneses Chagas, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes- PPED/UNIT. E-mail: profamchagas@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Almeida, G. L. M. ., Lima, M. de O. ., Oliveira, A. S. S. de ., & Chagas, A. M. . (2022). A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E O COMBATE AS FAKE NEWS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1470–1480. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5564