A TECHNICAL PEDAGOGICAL LOOK AT EDUCATIONAL PROGRAMS AND STUDENTS WITH DISABILITIES

Autores

  • Edijan Santos de Gois Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca-SE
  • Alexandra Silva Santos Rede Municipal de Areia Branca- SE
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira Rede Municipal de Aracaju –SE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1004

Palavras-chave:

Inclusão e integração. Espaço físico. Estudantes com deficiências. Práticas pedagógicas. Programas educacionais.

Resumo

Objetivo: Sabendo a importância da inclusão do aluno com deficiência no ensino comum, essa pesquisa foi realizada para analisar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nos programas educacionais, sob a ótica técnico-pedagógica. Métodos: Os atores sociais dessa pesquisa foram estudantes com deficiência visibilizados nos programas NPME, Avaliação da Fluência e PDDE. O estudo foi feito através de relato de experiência pessoal (auto)biográfica, sendo que o colaborador, participante dessa pesquisa é técnico pedagógico da Secretaria Municipal de uma cidade do Estado de Sergipe e atua como Coordenador dos programas educacionais enfocados: PNME, Avaliação da fluência e PDDE, sendo chamado de Santos, tendo a identidade preservada. Resultados: Assim, foram pinçadas: as dificuldades encontradas pelo colaborador no acompanhamento dos programas de inclusão dos estudantes com deficiência, e as conquistas por meio de tais programas para o processo de inclusão. Conclução: A partir das experiências vivenciadas, à frente dos programas, o colaborador Santos, pondera a necessidade de avanços nas propostas pedagógicas para os alunos, público alvo desse estudo, mas destaca algumas conquistas, apesar disso. No Programa Novo Mais Educação, notoriamente as oficinas proporcionaram o estreitamento de vínculos de afetividade entre os estudantes. Contudo, para que haja o atendimento educacional com vista em inclusão também é importante, que sejam viabilizados meios eficazes à execução dos programas e inclusão dos estudantes.

   

Biografia do Autor

Edijan Santos de Gois, Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca-SE

Especialista em Inclusão e Diversidade na Educação Pala UFRB. Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca-SE, e membro do GPESD (UNIT/CNPq). E-mail: santosedijan@hotmail.com.

Alexandra Silva Santos , Rede Municipal de Areia Branca- SE

Mestranda em Educação pelo PPED/UNIT/SE. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Areia Branca- SE. Membro do GPHEN (UNIT/CNPq). E-mail:alexandraprofbiol@gmail.com.

Advanusia Santos Silva de Oliveira, Rede Municipal de Aracaju –SE

Doutoranda em Educação pelo PPED/UNIT/SE. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Aracaju –SE. Membro do GPDACC (UNIT/CNPq). E-mail: oliveiraadvanusia@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Gois, E. S. de ., Santos , A. S. ., & Oliveira, A. S. S. de . (2021). A TECHNICAL PEDAGOGICAL LOOK AT EDUCATIONAL PROGRAMS AND STUDENTS WITH DISABILITIES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 757–774. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1004