A TECHNICAL PEDAGOGICAL LOOK AT EDUCATIONAL PROGRAMS AND STUDENTS WITH DISABILITIES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1004Palavras-chave:
Inclusão e integração. Espaço físico. Estudantes com deficiências. Práticas pedagógicas. Programas educacionais.Resumo
Objetivo: Sabendo a importância da inclusão do aluno com deficiência no ensino comum, essa pesquisa foi realizada para analisar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nos programas educacionais, sob a ótica técnico-pedagógica. Métodos: Os atores sociais dessa pesquisa foram estudantes com deficiência visibilizados nos programas NPME, Avaliação da Fluência e PDDE. O estudo foi feito através de relato de experiência pessoal (auto)biográfica, sendo que o colaborador, participante dessa pesquisa é técnico pedagógico da Secretaria Municipal de uma cidade do Estado de Sergipe e atua como Coordenador dos programas educacionais enfocados: PNME, Avaliação da fluência e PDDE, sendo chamado de Santos, tendo a identidade preservada. Resultados: Assim, foram pinçadas: as dificuldades encontradas pelo colaborador no acompanhamento dos programas de inclusão dos estudantes com deficiência, e as conquistas por meio de tais programas para o processo de inclusão. Conclução: A partir das experiências vivenciadas, à frente dos programas, o colaborador Santos, pondera a necessidade de avanços nas propostas pedagógicas para os alunos, público alvo desse estudo, mas destaca algumas conquistas, apesar disso. No Programa Novo Mais Educação, notoriamente as oficinas proporcionaram o estreitamento de vínculos de afetividade entre os estudantes. Contudo, para que haja o atendimento educacional com vista em inclusão também é importante, que sejam viabilizados meios eficazes à execução dos programas e inclusão dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY