A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO DIANTE DA AUTOMEDICAÇÃO FEITA POR IDOSOS

Autores

  • Jefferson Bruno Ribeiro Pimentel Universidade de Nova Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5158

Palavras-chave:

Farmacêutico. Automedicação. Idosos. Medicamentos.

Resumo

A automedicação refere-se ao uso de medicamentos por contra própria, sem uma prescrição médica ou orientação, podendo resultar em graves riscos à sua saúde. Na maioria das vezes, as pessoas acabam se automedicando por oferecer um meio mais fácil e de rápida solução para o alívio de sintomas frequentes, sem levar em consideração a importância de procurar um serviço médico. Diante disso, é relevante mencionar a atuação do profissional farmacêutico, que assume importante papel como orientador e agente sanitário, contribuindo para o uso racional de medicamentos e reduzindo problemas relacionados ao uso inadequado de fármacos, beneficiando toda a população, que, de maneira geral, possui fácil acesso a esses profissionais. A prática de se automedicar pode ser realizada por diferentes faixas etárias. No entanto, caberá aqui, como objetivo geral deste estudo, apresentar a importância da atuação do farmacêutico no combate à automedicação realizada por idosos, em especial. Trata-se de uma revisão de literatura, com o intuito em reunir artigos e periódicos de relevância sobre o tema em questão, permitindo a realização de uma análise qualitativa descritiva. Os artigos foram obtidos por meio de base de dados, como: Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: Automedicação; Farmacêutico; Automedicação em idosos; Uso irracional de medicamentos; farmacêutico e automedicação.

Biografia do Autor

Jefferson Bruno Ribeiro Pimentel, Universidade de Nova Iguaçu

Graduando do curso de Farmácia da Universidade de Nova Iguaçu (UNIG).

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Prof. Orientador do curso de Farmácia na Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

Pimentel, J. B. R. ., & Andrade, L. G. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO DIANTE DA AUTOMEDICAÇÃO FEITA POR IDOSOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1554–1568. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5158

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>