PERCEPÇÃO DE ADULTOS DOENTES CRÔNICOS SOBRE A ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Lueny Ribeiro Graça Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM
  • Flávio Nogueira da Costa Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM
  • Beatriz Alves Juvêncio Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Victor Celso Cavalcanti Capibaribe Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12870

Palavras-chave:

Atenção farmacêutica. Idosos. Hipertensão. Diabetes. Doentes crônicos. Uso racional de medicamentos.

Resumo

As doenças crônicas afetam milhões de pessoas no mundo todo, principalmente indivíduos a partir dos 50 anos, tornando-os consumidores expressivos de medicamentos para combate e controle das comorbidades, quando comparadas a outras faixas etárias. O grande número de prescrições medicamentosas eleva o número de situações negativas, culminadas principalmente por excesso e uso inadequado de medicamentos. Em sua maioria essas situações negativas ocorrem devido à falta de acompanhamento farmacêutico durante a farmacoterapia. Para o desenvolvimento do presente estudo, foram coletadas informações por meios de questionários respondidos por pessoas acima de 50 anos no município de Itacoatiara -Amazonas. Este estudo obteve resultados nos quais confirmaram que 91,7% dos respondentes possuem doença crônica, sendo 91,1% portadores Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), e 26,7% portadores da Diabetes Mellitus, tendo ainda pessoas acometidos com as duas comorbidades ou mais. Sobre o fumo e o consumo de bebidas alcóolicas, 50%, dos respondentes relataram que não são mais fumantes, e 33,3% dos respondentes afirmaram que já não consomem mais bebidas alcóolicas, respectivamente, devido ao uso de medicamentos para controle de doença crônica. Além disso, esta pesquisa obteve dados no qual cerca de 33,3% dos doentes crônicos respondentes realizam a prática da automedicação, que se refere ao ato de tomar medicamentos por contra própria, sem orientação, e o equivalente a 75% dos respondentes nunca receberam acompanhamento farmacêutico, reforçando ainda mais a necessidade da prática da atenção farmacêutica. 

Biografia do Autor

Lueny Ribeiro Graça, Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM

Acadêmica do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia -Universidade Federal do Amazonas (ICET-UFAM).

Flávio Nogueira da Costa, Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM

Professor do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia -Universidade Federal do  Amazonas (ICET-UFAM). Doutor em Biotecnologia pela RENORBIO -UECE.

 

Beatriz Alves Juvêncio, Universidade Federal do Ceará-UFC

Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

Victor Celso Cavalcanti Capibaribe, Universidade Federal do Amazonas-ICET-UFAM

Professor do curso de Farmácia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia -Universidade Federal do  Amazonas (ICET-UFAM). Mestre em Farmacologia pela UFC.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Graça, L. R., Costa, F. N. da, Juvêncio, B. A., & Capibaribe, V. C. C. (2024). PERCEPÇÃO DE ADULTOS DOENTES CRÔNICOS SOBRE A ATENÇÃO FARMACÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1423–1439. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12870