IMPACTO DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 NO DESENVOLVIMENTO DO ALZHEIMER EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Isadora de Freitas Prudêncio Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu
  • Sebastian Rinaldi Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14297

Palavras-chave:

Deficiência. Vitamina B12. Azheimer. Idosos.

Resumo

O aumento da expectativa de vida tem sido acompanhado por um crescente interesse na compreensão e mitigação das condições neurodegenerativas, como o Alzheimer, que representam um desafio significativo para a saúde pública e o bem-estar dos idosos. Entre os fatores que potencialmente contribuem para o desenvolvimento e progressão do Alzheimer, a deficiência de vitamina B12 emergiu como uma área de investigação promissora, dada sua relevância no metabolismo cerebral e na função cognitiva. Objetivo: Examinar criticamente a evidência disponível sobre o impacto da deficiência de vitamina B12 no desenvolvimento do Alzheimer em idosos. A crescente prevalência do Alzheimer em idosos e seu impacto significativo na saúde pública e no bem-estar individual. Em seguida, abordaremos os fundamentos bioquímicos e fisiológicos que fundamentam a importância da vitamina B12 para a saúde cerebral e a função cognitiva, destacando seu papel no metabolismo dos ácidos nucléicos e na manutenção da mielina. Contribuindo para uma compreensão mais profunda do papel da deficiência de vitamina B12 no desenvolvimento do Alzheimer em idosos, fornecendo insights que possam informar estratégias de prevenção e intervenção. Resultados: Foram encontrados o total de 60 artigos, nas plataformas de buscas: PUBMED e SCIELO entre 2014 à 2024, dentro dos idiomas português e inglês. Sendo somente 16 artigos escolhidos. Conclusão: a doença de Alzheimer no decorrer do tempo pode levar a alterações hematológicas, principalmente nos níveis de hemoglobina e plaquetas; além disso, foram encontrados níveis menores de vitamina B12. As investigações validaram, o envolvimento da avaliação de substâncias no sangue, como plaquetas, vitamina B12 e hemoglobina como componentes em pacientes com Doença de Alzheimer.

Biografia do Autor

Isadora de Freitas Prudêncio, Universidade Iguaçu

Graduanda em farmácia, Universidade Iguaçu. 

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Graduação em Enfermagem. Graduação em odontologia. Professor nos cursos de graduação Farmácia, Graduação em Fisioterapia. Graduação Estética, Graduação em Educação a Distância na Universidade Iguaçu. Mestrado em Parasitologia. Mestrado em Ciências Ambientais.

Sebastian Rinaldi, Universidade Iguaçu

Universidade Iguaçu-UNIG. Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor auxiliar - ABEU Centro Universitário e professor da Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Prudêncio, I. de F., Andrade, L. G. de, & Rinaldi, S. (2024). IMPACTO DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 NO DESENVOLVIMENTO DO ALZHEIMER EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5914–5934. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14297