EVASÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS MOTIVOS

Autores

  • Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz UNOPAR
  • Edvan Vieira de França Paz UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4714

Palavras-chave:

Evasão. Escola. Comprometimento.

Resumo

Este trabalho visa uma análise simples e direta acerca da importância de se identificar os reais motivos que causam a evasão escolar. Consubstanciando deste modo uma importante ferramenta que resultará muitas possibilidades de aplicação prática. Peça fundamental na elaboração e planejamento das orientações a serem seguidas. Nossas conclusões, tendo como base o conhecimento técnico-científico, é o conjunto da análise de diversas variáveis. Caracterizou-se como pesquisa bibliográfica e estudo exploratório descritivo, tendo como população os alunos da escola municipal José Jorge de Farias Sales, Igarassu, Pernambuco, de ambos os sexos, com idade entre oito e treze anos, matriculados em três séries deste nível de ensino. A amostra compôs-se de 60 alunos, escolhidos aleatoriamente na Escola. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas acerca de fatores motivantes e desmotivantes e outros. Os dados foram analisados e os resultados demonstraram carências materiais e humanas, o que resultou numa gama de informações.

Biografia do Autor

Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz, UNOPAR

Habilitada ao Magistério – Escola  João Pessoa Guerra - Igarassu, Graduada em Marketing - FATEC, Licenciada em Educação Física - UNOPAR , Instrutora de Musculação, CREF 08054-P/PE, Pós-Graduada (Especialista) em Fisiologia do Exercício - UNIBF, Extensão Universitária em Praticas Inclusivas na Educação Física – UNOPAR, Graduada em Bacharelado em Educação Física – UNOPAR, Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UNIBF,  Pós-Graduada (Especialista) em Administração, Coordenação e Supervisão Escolar.

Edvan Vieira de França Paz, UNOPAR

Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Graduado em Licenciatura em Educação Física – UNOPAR, Graduado em Bacharelado em Educação Física– UNOPAR, Graduado em Licenciatura em História – UNIFACVEST, MBA em Direito Civil e Segurança Pública - ESAB, Pós-Graduado (Especialista) em Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo – ELEPE/UPE, Pós-Graduado (Especialista) em Polícia Legislativa– UNILEYA, Pós-Graduado (Especialista) em Maçonologia: História e Filosofia - UNINTER, Extensão Universitária em Gestão Pública Contemporânea – ESAB, Extensão Universitária em Sociologia da Violência e do Controle Social – FATECE, Extensão Universitária em Educador Policial – Faculdades Integradas - IPEP, Extensão Universitária em Inteligência relacional nas Profissões - UNYLEYA, Extensão Universitária em Curiosidades sobre o Brasil e do mundo – UNIFACVEST.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Paz, R. Y. A. de A. de F. ., & Paz, E. V. de F. . (2022). EVASÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS MOTIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1750–1754. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4714