“JOÃO” ALUNO PORTADOR DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM CASO DE AMOR A PRIMEIRA VISTA

Autores

  • Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz UNOPAR
  • Edvan Vieira de França Paz UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4715

Palavras-chave:

Aprendizagem. Autismo. Sociabilização.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, através de uma forma simples e direta, o complexo processo de aprendizagem das crianças autistas, tendo como foco suas características, comportamentos e dificuldades, bem como seu convívio nas relações sociais. Caracterizou-se como estudo exploratório descritivo e pesquisa bibliográfica, tendo como população os alunos da escola municipal José Jorge de Farias Sales, Igarassu, Pernambuco, de ambos os sexos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental. A amostra compôs-se de 30 alunos, com apenas 01 aluno portador de TEA. Síndrome do desenvolvimento que geralmente manifesta-se em crianças antes dos dois anos o autismo ainda é um desconhecido da grande parte da população brasileira. Fazendo-se necessário uma melhor divulgação dos procedimentos utilizados no processo educativo da criança autista, bem como deve ser trabalhado o relacionamento com família, professores e sociedade. Nossa investigação baseou-se na analise em loco de um estudo de caso comparando-o aos mais recentes artigos acadêmicos colhidos através de pesquisas bibliográficas como principal fonte para o conhecimento do tema proposto.

Biografia do Autor

Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz, UNOPAR

Habilitada ao Magistério – Escola João Pessoa Guerra - Igarassu, Graduada em Marketing - FATEC, Licenciada em Educação Física - UNOPAR, Instrutora de Musculação, CREF 08054-P/PE, Pós-Graduada (Especialista) em Fisiologia do Exercício - UNIBF, Extensão Universitária em Praticas Inclusivas na Educação Física – UNOPAR, Graduada em Bacharelado em Educação Física – UNOPAR, Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UNIBF, Pós-Graduada (Especialista) em Administração, Coordenação e Supervisão Escolar.

Edvan Vieira de França Paz, UNOPAR

Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Graduado em Licenciatura em Educação Física – UNOPAR, Graduado em Bacharelado em Educação Física– UNOPAR, Graduado em Licenciatura em História – UNIFACVEST, MBA  em Direito Civil e Segurança Pública - ESAB, Pós-Graduado (Especialista) em Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo – ELEPE/UPE, Pós-Graduado (Especialista) em Polícia Legislativa– UNILEYA, Pós-Graduado (Especialista) em Maçono

Edvan Vieira de França Paz[1]

 

[1] Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Graduado em Licenciatura em Educação Física – UNOPAR, Graduado em Bacharelado em Educação Física– UNOPAR, Graduado em Licenciatura em História – UNIFACVEST, MBA  em Direito Civil e Segurança Pública - ESAB, Pós-Graduado (Especialista) em Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo – ELEPE/UPE, Pós-Graduado (Especialista) em Polícia Legislativa– UNILEYA, Pós-Graduado (Especialista) em Maçonologia: História e Filosofia - UNINTER, Extensão Universitária em Gestão Pública Contemporânea – ESAB, Extensão Universitária em Sociologia da Violência e do Controle Social – FATECE, Extensão Universitária em Educador Policial – Faculdades Integradas - IPEP, Extensão Universitária em Inteligência relacional nas Profissões - UNYLEYA, Extensão Universitária em Curiosidades sobre o Brasil e do mundo – UNIFACVEST.

 

logia: História e Filosofia - UNINTER, Extensão Universitária em Gestão Pública Contemporânea – ESAB, Extensão Universitária em Sociologia da Violência e do Controle Social – FATECE, Extensão Universitária em Educador Policial – Faculdades Integradas - IPEP, Extensão Universitária em Inteligência relacional nas Profissões - UNYLEYA, Extensão Universitária em Curiosidades sobre o Brasil e do mundo – UNIFACVEST.

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Paz, R. Y. A. de A. de F. ., & Paz, E. V. de F. . (2022). “JOÃO” ALUNO PORTADOR DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM CASO DE AMOR A PRIMEIRA VISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1787–1794. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4715