NAVEGANDO NAS EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DO JIU-JITSU BRASILEIRO: GFTEAM – IGARASSU, NÚCLEO DE GUERREIROS

Autores

  • Edvan Vieira de França Paz UNOPAR
  • Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4718

Palavras-chave:

Jiu-Jitsu. Arte suave. GFTEAM. Igarassu.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo tornar visível a árvore genealógica dos praticantes do brazilian jiu-jitsu componentes da equipe grappling fight team na cidade de Igarassu-Pernambuco. caracterizou-se como pesquisa bibliográfica complexa, onde várias divergências foram encontradas entre historiadores e estudiosos. Os resultados demonstraram um interesse altíssimo em praticar a modalidade. Os alunos demonstraram uma apatia em relação da divulgação das origens geralmente causada por seus professores que priorizam um forte interesse pelas aulas práticas, no entanto notou-se que existe a real necessidade de saber de onde vem tal conhecimento, como e por quem foi disseminado, uma verdadeira busca do “pai da criança”. Conclui-se, assim, que mesmo com muitos percalços é muito evidente a curiosidade e a crescente motivação dos alunos em descobrir as origens do seu clã da arte suave.

Biografia do Autor

Edvan Vieira de França Paz, UNOPAR

Graduado em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Graduado em Licenciatura em Educação Física – UNOPAR, Graduado em Bacharelado em Educação Física– UNOPAR, Graduado em Licenciatura em História – UNIFACVEST, MBA  em Direito Civil e Segurança Pública - ESAB, Pós-Graduado (Especialista) em Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo – ELEPE/UPE, Pós-Graduado (Especialista) em Polícia Legislativa– UNILEYA, Pós-Graduado (Especialista) em Maçonologia: História e Filosofia - UNINTER, Extensão Universitária em Gestão Pública Contemporânea – ESAB, Extensão Universitária em Sociologia da Violência e do Controle Social – FATECE, Extensão Universitária em Educador Policial – Faculdades Integradas - IPEP, Extensão Universitária em Inteligência relacional nas Profissões - UNYLEYA, Extensão Universitária em Curiosidades sobre o Brasil e do mundo – UNIFACVEST.

Rosélia Ylka André de Almeida de França Paz, UNOPAR

Habilitada ao Magistério – Escola  João Pessoa Guerra - Igarassu, Graduada em Marketing - FATEC, Licenciada em Educação Física - UNOPAR , Instrutora de Musculação, CREF 08054-P/PE, Pós-Graduada (Especialista) em Fisiologia do Exercício - UNIBF, Extensão Universitária em Praticas Inclusivas na Educação Física – UNOPAR, Graduada em Bacharelado em Educação Física – UNOPAR, Graduada em Licenciatura em Pedagogia – UNIBF,  Pós-Graduada (Especialista) em Administração, Coordenação e Supervisão Escolar.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Paz, E. V. de F. ., & Paz, R. Y. A. de A. de F. (2022). NAVEGANDO NAS EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DO JIU-JITSU BRASILEIRO: GFTEAM – IGARASSU, NÚCLEO DE GUERREIROS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1755–1764. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4718