ABORDAGEM DO JIU JITSU BRASILEIRO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15831

Palavras-chave:

Lutas e Artes Marciais. Pedagogia do esporte. Lutas na escola.

Resumo

Pretendeu-se realizar, por intermédio deste estudo, uma pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa, na criação de uma cartilha (CARTILHA BJJ: Proposta pedagógica com abordagem do Jiu Jitsu Brasileiro em aulas de Educação Física Escolar) e, consequentemente, validação da mesma. O instrumento desenvolvido foi apresentado a docentes em Educação Física e a especialistas em Jiu Jitsu Brasileiro (Faixas Pretas e Faixa Coral), de ambos os sexos, atuantes no processo de ensino, objetivando demonstrar possibilidades de intervenções didáticas práticas, com abordagem do BJJ em aulas, seguindo orientações expressas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a Professores de Educação Física na escola, tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental ou médio. Foram enviados aos entrevistados questionários, como forma de descreverem suas respectivas percepções em relação à cartilha. A distinta modalidade de luta se trata de uma manifestação da cultura corporal do movimento, compreendendo diferentes segmentos de abordagem (Defesa Pessoal, Arte Marcial, Esporte de Combate, Cultura, Filosofia etc.), dentre eles o de cunho educacional; estando categorizada como um dos objetos de conhecimentos na unidade temática de Lutas, de acordo com a BNCC. Concluiu-se que o instrumento desenvolvido obteve, no geral, uma avaliação positiva, adequada, tanto didaticamente como metodologicamente, em relação aos 2 públicos-alvo investigados.

Biografia do Autor

Juan Telmo Silva Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação

Especialização em Educação Física Escolar – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). https://orcid.org/0009-0003-4916-7768.

Raimundo Erick de Sousa Agapto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Educação Física – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Canindé. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4302-6705. 

Claudio Henrique Couto do Carmo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Ciências Avícolas – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-8073-1074. 

Mariana Simões Pimentel Gomes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Atividade Física Adaptada – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7014-872X. 

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade Vassouras

Doutorado em Ciências do Desporto – Universidade do Porto (UP – Portugal). Docente da Universidade Vassouras (Univassouras– campus Maricá).Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9480  826X.

 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Lima, J. T. S. F., Agapto, R. E. de S., Carmo, C. H. C. do, Gomes, M. S. P., & Mocarzel, R. C. da S. (2024). ABORDAGEM DO JIU JITSU BRASILEIRO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 160–180. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15831