ARTES MARCIAIS MISTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18402

Palavras-chave:

Artes Marciais. Educação Física Escolar. Desenvolvimento Juvenil.

Resumo

O estudo teve como objetivo evidenciar os benefícios da implementação do MMA na Educação Física Escolar. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório, baseada na análise de artigos publicados entre 2018 e 2024. A busca foi realizada no Google Acadêmico, por meio das palavras-chave, resultando em 394 estudos, dos quais 14 foram selecionados para análise detalhada. Os resultados indicam que a inserção do MMA no ambiente escolar proporciona melhorias na progressão motora, estabilidade postural e resistência corporal, além de estimular hábitos saudáveis ​​e reduzir a inatividade física. No âmbito comportamental, a prática das artes marciais contribui para o desenvolvimento da autodisciplina, controle emocional, resiliência e respeito interpessoal, aspectos fundamentais para o ambiente escolar. No entanto, ressalta-se a necessidade de capacitação docente para a implementação segura e pedagógica do MMA, garantindo sua adaptação ao contexto educacional. Conclui-se que, quando planejadas e supervisionadas, as artes marciais podem ser aliadas estratégicas no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes, promovendo uma formação mais completa.

Downloads

Biografia do Autor

Odcleyson Pereira dos Santos, UNIPLAN

Acadêmico do curso de Educação Física. Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Orientadora e Professora do curso de Educação Física. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UniCV). Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

 

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Santos, O. P. dos, & Jurema, H. C. (2025). ARTES MARCIAIS MISTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUAIS OS BENEFÍCIOS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1429–1439. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18402