A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS, POLÍTICAS E SABERES NECESSÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20737Palavras-chave:
Formação docente. Educação inclusiva. Escola pública. Prática pedagógica. Inclusão escolar.Resumo
Este estudo analisou a formação de professores para a educação inclusiva na Escola Municipal Professora Idivânia de Oliveira Menezes, em Fátima – Bahia. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando estudo de caso como método. Foram aplicadas entrevistas, questionários, observação participante e análise documental, com participação de professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados evidenciaram o comprometimento da escola com práticas inclusivas, mesmo diante de limitações estruturais, além de apontarem lacunas na formação inicial e na formação continuada dos docentes. Conclui-se que a inclusão escolar é um processo coletivo, que exige articulação entre teoria e prática, investimento em formação e envolvimento de toda a comunidade escolar.
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