A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS, POLÍTICAS E SABERES NECESSÁRIOS

Autores

  • Antônio José dos Santos Christian Business School
  • Luciana dos Santos Andrade Menezes Christian Business School
  • Andrea da Conceição Lima dos Santos Christian Business School
  • Ednelma Silva Santana Borges Christian Business School
  • Jéssica Riso Davino Universidade ibero Americana
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20737

Palavras-chave:

Formação docente. Educação inclusiva. Escola pública. Prática pedagógica. Inclusão escolar.

Resumo

Este estudo analisou a formação de professores para a educação inclusiva na Escola Municipal Professora Idivânia de Oliveira Menezes, em Fátima – Bahia. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando estudo de caso como método. Foram aplicadas entrevistas, questionários, observação participante e análise documental, com participação de professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados evidenciaram o comprometimento da escola com práticas inclusivas, mesmo diante de limitações estruturais, além de apontarem lacunas na formação inicial e na formação continuada dos docentes. Conclui-se que a inclusão escolar é um processo coletivo, que exige articulação entre teoria e prática, investimento em formação e envolvimento de toda a comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio José dos Santos, Christian Business School

Doutorando na Christian Business School nos Estados Unidos.

Luciana dos Santos Andrade Menezes, Christian Business School

Doutorando em educação na Christian Business School nos Estados Unidos.

Andrea da Conceição Lima dos Santos, Christian Business School

Doutorando em educação na Christian Business School nos Estados Unidos.

Ednelma Silva Santana Borges, Christian Business School

Doutorado em educação na Christian Business School.

Jéssica Riso Davino, Universidade ibero Americana

Mestranda em educação na Universidade ibero Americana em Porto Rico/Estados Unidos

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em ciências biológicas/ Universidade federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Santos, A. J. dos, Menezes, L. dos S. A., Santos, A. da C. L. dos, Borges, E. S. S., Davino, J. R., & Coutinho, D. J. G. (2025). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS, POLÍTICAS E SABERES NECESSÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 325–339. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20737