ASPECTOS CLÍNICOS E FARMACOLÓGICOS DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Autores

  • Catarine de Lima Macedo Torezoni Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4695

Palavras-chave:

Esclerose Lateral Amiotrófica. Diagnóstico.tratamento.

Resumo

 A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença motora neurodegenerativa que afeta gravemente a qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico é definido clinicamente e um de seus critérios é o local acometido pela doença: medula oblonga, coluna cervical, coluna torácica e neurônios motores lombossacrais. Vários eventos, como fatores genéticos, dano oxidativo, acúmulo de agregados intracelulares, disfunção mitocondrial, patologia das células gliais e defeitos de transporte axonal têm sido implicados no desenvolvimento de processos degenerativos que ocorrem na ELA. A apresentação clínica mais comum é caracterizada por disfunção do neurônio motor inferior e desnervação precoce, o que determina o início insidioso de fraqueza assimétrica distal a um dos membros. Geralmente, os pacientes podem sentir cãibras nas primeiras horas da manhã antes que esses sintomas apareçam. O músculo bulbar também pode estar envolvido, causando dificuldade para engolir. Para reduzir o impacto da doença e prolongar a expectativa de vida dos pacientes, surgiram medicamentos com diferentes mecanismos de ação. Além de medicamentos, tratamentos de suporte nutricional e respiratório, bem como cuidados paliativos avançados, são tudo sobre o paciente. A insuficiência respiratória é tratada com suporte ventilatório e abordagens farmacológicas. Além disso, existem alguns cuidados multidisciplinares que podem melhorar a qualidade de vida dos acometidos.

Biografia do Autor

Catarine de Lima Macedo Torezoni, Universidade Iguaçu

Curso de Graduação em Farmácia pela UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil. E-mail: catarinne.macedo@gmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro. 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Torezoni, C. de L. M. ., & Andrade, L. G. de . (2022). ASPECTOS CLÍNICOS E FARMACOLÓGICOS DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1214–1230. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4695