O BURNOUT ENTRE PROFESSORES EM AJUSTAMENTO FUNCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CURVELO/MINAS GERAIS

Autores

  • Tânia Aparecida Leite Ferreira Universidade Autônoma de Assunção
  • Brenda Maria Leite Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4238

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout. Ajustamento funcional. Professor.

Resumo

Este estudo busca responder a seguinte questão: a Síndrome de Burnout é a principal responsável pelos casos de ajustamento funcional de professores? Tem-se como objetivo geral analisar o grau de incidência da Síndrome de Burnout para os casos de afastamentos funcionais de professores na Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso, na cidade de Curvelo/MG. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o grau de incidência da Síndrome de Burnout  em professores da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em Curvelo-MG, a partir da análise dos casos de afastamentos funcionais e como objetivos específicos apresentar uma abordagem teórica sobre a Síndrome de Burnout e a profissão docente; associar os fatores descritos na literatura como possíveis causas da Síndrome de Burnout em professores; descrever as estratégias que foram usadas para evitar a Síndrome entre os professores; verificar as ações realizadas na instituição no processo de ajustamento funcional dos professores.

Biografia do Autor

Tânia Aparecida Leite Ferreira, Universidade Autônoma de Assunção

Graduada em Ciências Humanas pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo/Extensão UFM. Professora de Física na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais. Pós- graduada em Metodologia da Matemática – Faculdade São Luís – Jaboticabal/SP .Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção .

Brenda Maria Leite Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Coordenadora de Extensão da Liga de Emergências Clínicas. Monitora Concursada na disciplina “Semiologia” do Curso de Graduação em Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Ferreira, T. A. L. ., & Ferreira, B. M. L. . (2022). O BURNOUT ENTRE PROFESSORES EM AJUSTAMENTO FUNCIONAL NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CURVELO/MINAS GERAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 807–821. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4238