EXERCÍCIO FÍSICO E O APORTE NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM RABDOMIÓLISE

Autores

  • Suelen Dias Paula Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu
  • Anderson Borba Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu
  • Etiene de Aguiar Picanço Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7256

Palavras-chave:

Rabdomiólise. Nutrição. Tratamento.

Resumo

A rabdomiólise é uma síndrome caracterizada por inúmeros sintomas, de causas multifatorais. Embora se apresente com vários sintomas, a rabdomiólise se manifesta por meio de mialgia, urina escura e perda da capacidade funcional do paciente. Em caso de agravamento, ela pode conduzir o paciente à hemodiálise ou mesmo ao óbito. Diferentes doenças podem causar rabdomiólise, bem como a prática de atividade física intensa sem a devida reposição de nutrientes e hidratação. Muitos atletas amadores e profissionais ingressam nos atendimentos de urgência e emergência em consequência da doença. Considerando o potencial de óbito associado, este estudo buscou responder ao questionamento: quais os protocolos nutricionais indicados para indivíduos com rabdomiólise em consequência da atividade física? O objetivo geral deste estudo foi analisar os métodos de reposição nutricional adotados para tratamento de pacientes com rabdomiólise ocasionada pela atividade física intensa. Como metodologia, foi adotada a revisão de literatura, por meio da qual buscou-se caracterizar a rabdomiólise em atletas e identificar o papel da reposição nutricional na recuperação do paciente. Os resultados indicam que o agravamento da condição do paciente exige administração de medicação intravenosa e, em parte significativa dos casos, realização de hemodiálise. Em todos os casos identificados foi observado uso eficaz do bicarbonato de sódio na reposição de nutrientes. No entanto, grande parte das evidências relacionadas ao tema são de relatos de caso, os quais não constituem evidências baseados em rigorosos protocolos de pesquisa, de modo que ainda são necessários estudos randomizados, prospectivos e retrospectivos que validem a eficácia.

Biografia do Autor

Suelen Dias Paula, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu

Graduanda em Nutrição pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu. E-mail: suelendiaspaula@gmail.com.

Anderson Borba, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu

Orientador Professor do curso de Nutrição pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu. Mestre em Ciências Morfológicas.  

Etiene de Aguiar Picanço, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Iguaçu

Orientadora Professora,Nutricionista / Mestre em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas.

 

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Paula, S. D. ., Borba, A. ., & Picanço, E. de A. . (2022). EXERCÍCIO FÍSICO E O APORTE NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM RABDOMIÓLISE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1544–1555. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7256