PROTOCOLO NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM LESÃO POR PRESSÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA

Autores

  • Valdira da Silva Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Renata de Oliveira Campos Instituto de Ciências da Saúde
  • Taise Andrade da Anunciação UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12882

Palavras-chave:

Lesão por pressão. Terapia nutricional. Cicatrização de feridas.

Resumo

A nutrição desempenha um papel importante na prevenção, intervenção e tratamento da lesão por pressão. Este trabalho teve como objetivo elaborar um protocolo nutricional para o manejo da lesão por pressão de pacientes internados em um hospital público do estado da Bahia. Para a elaboração deste protocolo foi realizado levantamento bibliográfico com base em evidências científicas atualizadas. O protocolo sugere um fluxograma para tomada de decisão da conduta do nutricionista, baseada em guedilines e diretrizes nacionais e internacionais, e as recomendações nutricionais de macro e micronutrientes para pacientes com lesão por pressão. A nutrição contribui no cuidado e cicatrização da lesão por pressão, às evidências científicas apontam a compatibilidade entre determinados nutrientes e o processo de cicatrização.  A avaliação e intervenção nutricional nesses pacientes são muitas vezes negligenciadas. Dessa forma, este artigo apresenta a construção do protocolo para o manejo nutricional a fim de auxiliar a assistência nutricional dos profissionais na unidade hospitalar direcionada para os cuidados destes pacientes.

Palavras-chave: lesão por pressão; terapia nutricional; cicatrização de feridas.

Biografia do Autor

Valdira da Silva Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva sob o formato de residência pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Renata de Oliveira Campos, Instituto de Ciências da Saúde

Nutricionista. Doutora e mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Professora Adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Taise Andrade da Anunciação, UFBA

Nutricionista. Doutoranda no Programa de pós-graduação em Medicina e Saúde (UFBA). Metre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA).

 

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Santos, V. da S., Campos, R. de O., & Anunciação, T. A. da. (2024). PROTOCOLO NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM LESÃO POR PRESSÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 875–891. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12882