TERAPIA POR PRESSÃO NEGATIVA VERSUS TRATAMENTOS TRADICIONAIS EM FERIDAS

Autores

  • Davi Lopes da Silva IESB
  • Iane Brito Leal IESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22367

Palavras-chave:

Terapia por pressão negativa. Cicatrização. Infecção.

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir a eficácia da Terapia por Pressão Negativa, frente às terapias convencionais, no tratamento de feridas.  Consiste em um estudo de revisão, que segue as diretrizes prisma, utilizando artigos disponíveis na base de dados PubMed. A busca inicial encontrou um total de 24 estudos, dos quais, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos foram rigorosamente selecionados para análise detalhada. os estudos analisados indicam que a terapia por pressão negativa, oferecem menor tempo no processo de cicatrização, taxas mais baixas de infecção e períodos de internação mais curtos em relação com as abordagens convencionais. Os resultados apontam que o tratamento pode ser eficaz para o processo de cicatrização de feridas e eliminação de complicações, possuindo ação antimicrobiana quando utilizamos a terapia pressão negativa associada a instilação, quando relacionado aos curativos tradicionais. O tratamento precoce leva a melhores resultados, porém estudos devem ser realizados para a padronização de protocolos no manejo de feridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iane Brito Leal, IESB

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), docente da graduação de Enfermagem, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). 

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Silva, D. L. da, & Leal, I. B. (2025). TERAPIA POR PRESSÃO NEGATIVA VERSUS TRATAMENTOS TRADICIONAIS EM FERIDAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3958–3966. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22367