INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTE COM OSTEOMIELITE: RELATO DE CASO

Autores

  • Ana Rita Pereira de Almeida Gonzalez Universidade Católica de Salvador
  • Aline Ramalho Lima Universidade Federal da Bahia
  • Valdira da Silva Santos  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4713

Palavras-chave:

Osteomielite. Intervenção nutricional. Suplemento Imunomodulador.

Resumo

Introdução: A adição de nutrientes imunomoduladores na dieta é capaz de reduzir o hipermetabolismo pós-traumático e melhorar a competência imune do paciente. Desta forma a intervenção nutricional deve ser iniciada precocemente para atenuar os efeitos adversos à resposta hipermetabólica e, assim, contribuir no processo de cicatrização, minimizar a resposta inflamatória, controlar a depleção corporal e diminuir a morbimortalidade.  Descrição do Caso: Foi ofertado um suplemento nutricional imunomodulador por 15 dias no período pós-operatório durante um internamento hospitalar para uma paciente portadora de osteomielite internada em um hospital pediátrico, na cidade de Salvador-Bahia, no ano de 2018.  E foi observada a regeneração do tecido lesionado e redução do tamanho da ferida em acompanhamento métrico diário. Discussão: Com uso do suplemento nutricional e com os cuidados da equipe multidisciplinar, bem como a introdução de antibioticoterapia e o tratamento cirúrgico favoreceu as respostas orgânicas da paciente. Antes do uso do suplemento, a alimentação da paciente era uma dieta via oral, normal para idade, porém, visto a necessidade de um suporte nutricional hiperprotéico com nutrientes específicos para cicatrização e melhora da lesão. Com a intervenção nutricional foi evidenciado a melhora da lesão, e diminuiu o tempo de internamento hospitalar.                                                     

Biografia do Autor

Ana Rita Pereira de Almeida Gonzalez, Universidade Católica de Salvador

Nutricionista pela Universidade do Estado da Bahia, pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho, especialista em Gerontologia pela Universidade Católica de Salvador. Atua como Nutricionista Clínica do Hospital Martagão Gesteira. E-mail: rita.sanchez@bol.com.br 

Aline Ramalho Lima, Universidade Federal da Bahia

FORMAÇÃO: Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, especialista em Nutrição materno infantil pelo IPGS.  E-mail: alinerlima@hotmail.com. 

Valdira da Silva Santos,  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nutricionista pelo Centro Universitário Jorge Amado, residente em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  E-mail: valdira.nutri@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gonzalez, A. R. P. de A. ., Lima, A. R. ., & Santos, V. da S. . (2022). INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTE COM OSTEOMIELITE: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1740–1744. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4713