PÓS-GRADUAÇÃO E O ADOECIMENTO DO DOCENTE, BEM COMO, A RELAÇÃO PRODUTIVISMO X ADOECIMENTO NA ACADEMIA

Autores

  • José Michelson Benício Belo Universidade Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4644

Palavras-chave:

Adoecimento Docente. Pós-Graduação. Produtivismo Acadêmico.

Resumo

Partindo da relação entre a intensificação do trabalho e o processo de adoecimento docente, o artigo examina a problemática do produtivismo acadêmico e do adoecimento do professor dos cursos de pós-graduação. Produtividade acadêmica é a denominação de uma superestimação do rendimento e uma notória desconsideração pela qualidade dos produtos produzidos pela pesquisa e pela formação de futuros pesquisadores. Este texto qualitativo investiga como o segmento acadêmico na pós-graduação interfere no bem-estar dos professores brasileiros. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender o principal impacto da produtividade acadêmica na saúde do professor. A coleta de dados inclui uma revisão da literatura sobre o assunto e, para sua apreciação, utiliza-se a análise de assunto. Pesquisas mostram que o produtivismo acadêmico está prejudicando a saúde dos professores universitários brasileiros, revelando que as principais consequências são relevantes e relacionadas ao adoecimento mental e cansaço excessivo ligados à Síndrome de Burnout e o a assédio moral.

Biografia do Autor

José Michelson Benício Belo, Universidade Christian Business School

Graduado em Letras pela FAFICA. Pós-Graduação Latu Sensu em Avaliação Educacional língua Portuguesa pela UFPE. Cursando Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School. E-mail: michelsonpe@gmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Belo, J. M. B. ., & Coutinho, D. J. G. . (2022). PÓS-GRADUAÇÃO E O ADOECIMENTO DO DOCENTE, BEM COMO, A RELAÇÃO PRODUTIVISMO X ADOECIMENTO NA ACADEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 798–807. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4644