PÓS-GRADUAÇÃO E O ADOECIMENTO DO DOCENTE, BEM COMO, A RELAÇÃO PRODUTIVISMO X ADOECIMENTO NA ACADEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4644Palabras clave:
Adoecimento Docente. Pós-Graduação. Produtivismo Acadêmico.Resumen
Partindo da relação entre a intensificação do trabalho e o processo de adoecimento docente, o artigo examina a problemática do produtivismo acadêmico e do adoecimento do professor dos cursos de pós-graduação. Produtividade acadêmica é a denominação de uma superestimação do rendimento e uma notória desconsideração pela qualidade dos produtos produzidos pela pesquisa e pela formação de futuros pesquisadores. Este texto qualitativo investiga como o segmento acadêmico na pós-graduação interfere no bem-estar dos professores brasileiros. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender o principal impacto da produtividade acadêmica na saúde do professor. A coleta de dados inclui uma revisão da literatura sobre o assunto e, para sua apreciação, utiliza-se a análise de assunto. Pesquisas mostram que o produtivismo acadêmico está prejudicando a saúde dos professores universitários brasileiros, revelando que as principais consequências são relevantes e relacionadas ao adoecimento mental e cansaço excessivo ligados à Síndrome de Burnout e o a assédio moral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY