O ADOECIMENTO SILENCIOSO: UMA REFLEXÃO SOBRE O BURNOUT NA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20443Palavras-chave:
Valorização docente. Burnout. Saúde emocional.Resumo
O presente trabalho, realizado através de um estudo teórico-reflexivo tem como objetivo analisar a Síndrome de Burnout entre professores, buscando compreender suas causas, consequências e possíveis formas de enfrentamento. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos científicos, documentos institucionais e pensadores da educação, são discutidos os principais fatores associados ao adoecimento docente. Sobrecarga de trabalho, precarização das condições laborais, desvalorização do profissional e isolamento emocional estão entre os principais fatores apresentados na discussão, articulados à elementos da psicologia do trabalho e da pedagogia crítica, destacando autores como Paulo Freire, José Carlos Libâneo e José Pacheco para refletir sobre a importância da valorização do educador e da humanização das práticas escolares. São apresentadas estratégias de prevenção e enfrentamento do burnout em níveis individuais, institucionais e políticos, enfatizando a necessidade de ações integradas para a promoção do bem-estar docente. Cuidados com a saúde emocional dos docentes é mais do que uma necessidade, é um gesto de valorização e reconhecimento. Investindo nesses cuidados abrem-se caminhos para uma educação mais acolhedora e fortalece-se a identidade de quem, todos os dias, enfrenta o desafio de ensinar.
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