O ADOECIMENTO SILENCIOSO: UMA REFLEXÃO SOBRE O BURNOUT NA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Vilmar da Silva Nascimento Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20443

Palavras-chave:

Valorização docente. Burnout. Saúde emocional.

Resumo

O presente trabalho, realizado através de um estudo teórico-reflexivo tem como objetivo analisar a Síndrome de Burnout entre professores, buscando compreender suas causas, consequências e possíveis formas de enfrentamento. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentada em artigos científicos, documentos institucionais e pensadores da educação, são discutidos os principais fatores associados ao adoecimento docente. Sobrecarga de trabalho, precarização das condições laborais, desvalorização do profissional e isolamento emocional estão entre os principais fatores apresentados na discussão, articulados à elementos da psicologia do trabalho e da pedagogia crítica, destacando autores como Paulo Freire, José Carlos Libâneo e José Pacheco para refletir sobre a importância da valorização do educador e da humanização das práticas escolares. São apresentadas estratégias de prevenção e enfrentamento do burnout em níveis individuais, institucionais e políticos, enfatizando a necessidade de ações integradas para a promoção do bem-estar docente. Cuidados com a saúde emocional dos docentes é mais do que uma necessidade, é um gesto de valorização e reconhecimento. Investindo nesses cuidados abrem-se caminhos para uma educação mais acolhedora e fortalece-se a identidade de quem, todos os dias, enfrenta o desafio de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar da Silva Nascimento, Christian Business School

Doutorando da Christian Business School, Mestre em Ensino das Ciências Ambientais UFPE.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia – UFPE. Professor na Christian Business School e na UFRPE.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Nascimento, V. da S., & Coutinho, D. J. G. (2025). O ADOECIMENTO SILENCIOSO: UMA REFLEXÃO SOBRE O BURNOUT NA DOCÊNCIA CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1663–1670. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20443