A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: HISTÓRIA E ESTIGMATIZAÇÃO IMPOSTA AS PESSOAS AO LONGO DOS TEMPOS

Autores

  • Madson Márcio de Farias Leite Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3866

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Estigmatização. História. Conhecimento.

Resumo

A história das pessoas com deficiência passou por algumas mudanças de estigmas ao longo dos tempos, os motivos foram os mais diferentes possíveis isso em virtude da falta de conhecimento da causa e o preconceito ao diferente, dessa forma perdurou por várias décadas essa condição. Os sujeitos ao qual eram acometidos pela deficiência intelectual passaram por um processo de várias mudanças decorrentes da falta de conhecimento de quais limitações eram acarretadas a vida daqueles que eram diagnosticados como tendo deficiência intelectual. O presente estudo vem apresentar a história e estigmatização imposta as pessoas com deficiência intelectual ao longo dos tempos, descrevendo como objetivo de investigação a análise da estigmatização que as pessoas com deficiência intelectual passaram durante longos períodos da história. E assim buscando possibilidades de causa para arrefecimento a todos aqueles que fossem acometidos por essa deficiência, possibilitando informações e conhecimentos na proporção da extinção de qualquer tipo de ojeriza a vida daqueles com deficiência. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que esquadrinhou uma base teórica na história do percurso dessa causa através de descritos sobre todo o processo desde o nascimento ao desenvolvimento desses sujeitos ao longo de sua existência. Portanto ao descrever sobre preconceitos vividos por aqueles com deficiência é possível apresentar alguns avanços dessa luta durante os dias atuais no que se refere a melhor aceitação e uma qualidade de vida condizente a todos os outros aos quais não possuem a deficiência, e dessa forma podendo ser empregados conceitos atuais e concretos de que essas pessoas possuem limitações e não impedimentos de desfrutar de tudo aquilo que venham desejar. Assim sendo o estudo conclui que através das leis, decretos e mudanças de costumes e efetivação de algumas políticas públicas essas pessoas vêm demostrando seu potencial e assim garantindo seus espaços que durante longos anos foram extintos por uma grande parcela da população simplesmente por preconceito e falta de conhecimento. De tal modo será possível que através da ciência e estudos futuros seja possível eliminar totalmente qualquer tipo de estigma ignominioso a todos aqueles que possuem deficiência intelectual em qualquer parte do mundo, dessa forma podendo possibilitar que estes possam viver de forma igualitária a qualquer sujeito sem nenhuma limitação.

Biografia do Autor

Madson Márcio de Farias Leite, Universidad Autónoma de Asunción

Psicólogo e professor de Educação Física. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai – (Py). E- mail: madsonmarcio@hotmail.com. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana Paraguai – (Py). Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Licenciatura em Educação Física pela Faculdade São Tomás de Aquino – FACESTA. Pós-Graduação “Lato Sensu” em nível de especialização, em Teorias e Técnicas comportamentais: Educação, Pesquisa e Terapia. Pós-Graduação “Lato Sensu” em nível de especialização, em Metodologia do Ensino da Educação Física. Pós-graduação Latu Sensu: Docência do Ensino Superior Instituição: Faculdade de ensino Regional Alternativa – FERA. Pós-graduação “Lato Sensu”: Educação Inclusiva Instituição: Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Professor da rede municipal da cidade de Pilar – AL E-mail: madsonmarcio@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Leite, M. M. de F. . (2022). A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: HISTÓRIA E ESTIGMATIZAÇÃO IMPOSTA AS PESSOAS AO LONGO DOS TEMPOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 748–760. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3866