DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aclene Luz Chistian Business School
  • Aline Cristiane Gomes Cunha Chistian Business School
  • Kátia Rodrigues Martins Christian Business School
  • Vanessa Lins Lemos Chistian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17825

Palavras-chave:

Aprendizagem. Deficiência intelectual. Lúdico. Pedagogo.

Resumo

O presente trabalho com o tema: “Deficiência intelectual – o papel do pedagogo no processo ensino- aprendizagem no ensino fundamental” objetivou discutir a atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental, voltado ao trabalho com o referido público-alvo na perspectiva lúdica, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Almeja orientar o pedagogo para que assegure o sucesso do aprendizado e a motivação da criança deficiente, oferecendo as dicas necessárias para a aprendizagem. Visto que o problema da pesquisa visa compreender, como o pedagogo através do atendimento aos alunos deficientes pode contemplar a aprendizagem? Sendo justificado por perceber que o atendimento pedagógico é fundamental, tanto para criança com DI, como para sua família. Esta pesquisa será do tipo bibliográfico, de cunho qualitativo e descritivo, a qual foi fundamentada teoricamente por meio da pesquisa bibliográfica. Este é o tipo de pesquisa que liga o pesquisador ao tema a ser investigado, a base que alimenta a investigação cientifica. Entre os resultados da pesquisa está a compreensão que o pedagogo pode contribuir através de seu trabalho, atribuir significado de aprendizagem com os jogos e brinquedos lúdicos, visto que essas atividades despertam interesse das crianças com DI na busca incessante do conhecimento.

Biografia do Autor

Aclene Luz, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Chistian Business School. Pedagoga. Especialista em psicopedagogia. AEE – Atendimento Educacional Especializado. Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Gestão. Orientação. Supervisão Educacional com ênfase em Psicologia. 

Aline Cristiane Gomes Cunha, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School. Graduada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional.

Kátia Rodrigues Martins, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Christian Business School. Pós Graduada em Gestão Escolar. Orientação. Supervisão e Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia. 

Vanessa Lins Lemos, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School. Pedagoga. Especialista em Pedagogia Empresarial. Psicopegagogia Institucional e Orientação Escolar. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  

 

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Luz, A., Cunha, A. C. G., Martins, K. R., Lemos, V. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 755–767. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17825