DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17825Palavras-chave:
Aprendizagem. Deficiência intelectual. Lúdico. Pedagogo.Resumo
O presente trabalho com o tema: “Deficiência intelectual – o papel do pedagogo no processo ensino- aprendizagem no ensino fundamental” objetivou discutir a atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental, voltado ao trabalho com o referido público-alvo na perspectiva lúdica, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Almeja orientar o pedagogo para que assegure o sucesso do aprendizado e a motivação da criança deficiente, oferecendo as dicas necessárias para a aprendizagem. Visto que o problema da pesquisa visa compreender, como o pedagogo através do atendimento aos alunos deficientes pode contemplar a aprendizagem? Sendo justificado por perceber que o atendimento pedagógico é fundamental, tanto para criança com DI, como para sua família. Esta pesquisa será do tipo bibliográfico, de cunho qualitativo e descritivo, a qual foi fundamentada teoricamente por meio da pesquisa bibliográfica. Este é o tipo de pesquisa que liga o pesquisador ao tema a ser investigado, a base que alimenta a investigação cientifica. Entre os resultados da pesquisa está a compreensão que o pedagogo pode contribuir através de seu trabalho, atribuir significado de aprendizagem com os jogos e brinquedos lúdicos, visto que essas atividades despertam interesse das crianças com DI na busca incessante do conhecimento.
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