DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Aclene Luz Chistian Business School
  • Aline Cristiane Gomes Cunha Chistian Business School
  • Kátia Rodrigues Martins Christian Business School
  • Vanessa Lins Lemos Chistian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17825

Palabras clave:

Aprendizagem. Deficiência intelectual. Lúdico. Pedagogo.

Resumen

O presente trabalho com o tema: “Deficiência intelectual – o papel do pedagogo no processo ensino- aprendizagem no ensino fundamental” objetivou discutir a atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental, voltado ao trabalho com o referido público-alvo na perspectiva lúdica, visando o apoio aos indivíduos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão. Almeja orientar o pedagogo para que assegure o sucesso do aprendizado e a motivação da criança deficiente, oferecendo as dicas necessárias para a aprendizagem. Visto que o problema da pesquisa visa compreender, como o pedagogo através do atendimento aos alunos deficientes pode contemplar a aprendizagem? Sendo justificado por perceber que o atendimento pedagógico é fundamental, tanto para criança com DI, como para sua família. Esta pesquisa será do tipo bibliográfico, de cunho qualitativo e descritivo, a qual foi fundamentada teoricamente por meio da pesquisa bibliográfica. Este é o tipo de pesquisa que liga o pesquisador ao tema a ser investigado, a base que alimenta a investigação cientifica. Entre os resultados da pesquisa está a compreensão que o pedagogo pode contribuir através de seu trabalho, atribuir significado de aprendizagem com os jogos e brinquedos lúdicos, visto que essas atividades despertam interesse das crianças com DI na busca incessante do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aclene Luz, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Chistian Business School. Pedagoga. Especialista em psicopedagogia. AEE – Atendimento Educacional Especializado. Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Gestão. Orientação. Supervisão Educacional com ênfase em Psicologia. 

Aline Cristiane Gomes Cunha, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School. Graduada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional.

Kátia Rodrigues Martins, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Christian Business School. Pós Graduada em Gestão Escolar. Orientação. Supervisão e Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia. 

Vanessa Lins Lemos, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School. Pedagoga. Especialista em Pedagogia Empresarial. Psicopegagogia Institucional e Orientação Escolar. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  

 

Publicado

2025-01-09

Cómo citar

Luz, A., Cunha, A. C. G., Martins, K. R., Lemos, V. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO LÚDICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 755–767. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17825