USO PROBLEMÁTICO DE INTERNET, JOGOS DIGITAIS E TELAS: EVIDÊNCIAS EPIDEMIOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE MENTAL

Autores

  • Eleandro de Souza Cabral
  • Grazielle Tavares UniEnsino
  • Rosa Kioko Iida da Silva UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28397

Palavras-chave:

Uso problemático da internet. Dependência comportamental. Jogos eletrônicos. Autorregulação. Saúde mental.

Resumo

O uso intensivo da internet, dos jogos eletrônicos e das tecnologias digitais tem se consolidado como um fenômeno central da contemporaneidade, trazendo consigo benefícios significativos, mas também riscos relevantes à saúde mental. Este artigo tem como objetivo analisar os processos psicológicos e comportamentais envolvidos na transição do uso funcional da internet para padrões de uso problemático, com ênfase na dependência de internet e no Transtorno do Jogo pela Internet. A partir de uma revisão narrativa da literatura nacional e internacional, fundamentada em modelos cognitivo-comportamentais e no paradigma dos Usos e Gratificações, discute-se como gratificações inicialmente adaptativas podem evoluir para hábitos automatizados e autorregulação deficiente do comportamento virtual. São abordados dados epidemiológicos, especialmente no contexto brasileiro, bem como fatores psicossociais de vulnerabilidade, mecanismos de reforço, formação de hábitos e a espiral descendente do uso problemático associada à regulação emocional e à depressão. Os achados indicam que o uso problemático da internet deve ser compreendido como um fenômeno contínuo e multifatorial, caracterizado não apenas pelo tempo de uso, mas sobretudo pela perda de controle, centralidade do comportamento online e prejuízos funcionais. Conclui-se que a identificação precoce dos fatores de risco e das funções psicológicas do uso da tecnologia é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção clínica.

300 101

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eleandro de Souza Cabral

    Psicólogo, professor universitário, mestre em Educação e Novas Tecnologias, com formação em Filosofia, Gestão e Marketing. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Saúde Mental e Adicção, Neuropsicologia, Transtornos Psicológicos da Infância e Adolescência e Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Atua como professor universitário e psicólogo, com experiência em avaliação psicológica e intervenções baseadas em evidências na área da saúde mental.

  • Grazielle Tavares, UniEnsino

    Pedagoga e professora da Prefeitura de Curitiba. Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

  • Rosa Kioko Iida da Silva, UniEnsino

    Psicóloga formada pela UniEnsino.

  • Diego da Silva, UniEnsino

    Psicólogo, mestre em Medicina pela UFPR. Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Downloads

Publicado

2026-07-09

Como Citar

Cabral, E. de S., Tavares, G., Silva, R. K. I. da, & Silva, D. da. (2026). USO PROBLEMÁTICO DE INTERNET, JOGOS DIGITAIS E TELAS: EVIDÊNCIAS EPIDEMIOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE MENTAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(7), 1-25. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28397

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 50

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.