CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA O TRATAMENTO DE JOGOS DE AZAR ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20273

Palavras-chave:

Transtorno de Adição à Internet. Jogo de Azar. Terapia Cognitivo-Comportamental.

Resumo

O avanço da revolução digital e a crescente popularidade dos jogos de azar online têm gerado uma preocupação significativa de saúde pública, com impactos observados globalmente. Paralelamente, o Transtorno do Jogo (TJ) foi reconhecido como uma condição psiquiátrica caracterizada por um padrão comportamental persistente de busca por ganhos financeiros que pode levar a perdas substanciais. Objetivo: Investigar como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode corroborar para o tratamento de indivíduos que apresentam TJ relacionados a jogos de azar online. Metodologia: Este estudo foi conduzido como uma revisão integrativa da literatura, abrangendo artigos publicados a partir de 2020 nas bases de dados SciELO, PubMed, PsycINFO e Lilacs. Resultados: Foram identificados 15 artigos que demonstraram a contribuição da TCC para o Tratamento para Transtorno do Jogo (TJ) por jogos de azar online. A análise desses estudos revelou que a TCC se destaca como uma das abordagens terapêuticas mais promissoras, evidenciando sua capacidade de reduzir a gravidade dos sintomas e a frequência do comportamento de jogar. Conclusão: Os achados reforçam a importância da TCC como uma intervenção eficaz no tratamento do TJ associado aos jogos de azar online. Este estudo salienta a relevância de abordagens terapêuticas baseadas em evidências para mitigar os impactos negativos dessa condição em um ambiente digital em constante expansão, contribuindo para a melhoria da saúde mental dos indivíduos afetados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Ferreira de Melo, UNISA

Graduanda em Psicologia pela Universidade Santo Amaro (UNISA).

Amanda da Silva Pinheiro Vieira, UNISA

Graduanda em Psicologia pela Universidade Santo Amaro (UNISA).

Silvia Helena Modenesi Pucci, UNISA

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora e Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais.

Paula Oliveira Silva, UNISA

Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA - 2004) com 21 anos de experiência em atendimento com a Terapia cognitivo-comportamental, atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplinas e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-07-09

Como Citar

Melo, B. F. de, Vieira, A. da S. P., Pucci, S. H. M., & Silva, P. O. (2025). CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PARA O TRATAMENTO DE JOGOS DE AZAR ONLINE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1089–1111. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20273