A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A REDUÇÃO DA IDADE COMO SOLUÇÃO PARA FREAR A DELINQUÊNCIA JUVENIL

Autores

  • Larissa Menezes Silva Faculdade Católica de Rondônia
  • Andréia Alves de Almeida UNIVEM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27798

Palavras-chave:

Criminalidade Juvenil. Maioridade Penal. Medidas Socioeducativas. Redução da Maioridade Penal.

Resumo

A redução da maioridade penal no Brasil constitui tema de grande relevância jurídica  e social, especialmente diante do aumento da criminalidade juvenil e dos debates  acerca da segurança pública. O presente artigo tem por objetivo analisar criticamente  a proposta de redução da maioridade penal no Brasil, avaliando sua eficácia, suas  implicações jurídicas, sociais e constitucionais. Quanto à metodologia, na fase de  investigação utilizou-se o método dedutivo; na fase de tratamento de dados, o método  cartesiano; e, no relatório dos resultados, empregou-se a base lógica indutiva.  Utilizaram-se técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, mediante análise de  legislações, doutrinas e trabalhos acadêmicos. Concluiu-se que a redução da  maioridade penal não representa solução eficaz para a criminalidade juvenil, sendo  necessário o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação, inclusão social  e efetivação das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do  Adolescente.

633 181

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Menezes Silva, Faculdade Católica de Rondônia

    Graduanda em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia.

  • Andréia Alves de Almeida, UNIVEM

    Professora orientadora. Doutora em Ciência Jurídica DINTER entre FCR e UNIVALI. Mestre em Direito Ambiental pela UNIVEM/SP. Especialista em Direito Penal UNITOLEDO/SP. Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UNIR. Especialista em Direito Militar pela Verbo Jurídico/RJ.

Downloads

Publicado

2026-06-10

Como Citar

Silva, L. M., & Almeida, A. A. de. (2026). A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A REDUÇÃO DA IDADE COMO SOLUÇÃO PARA FREAR A DELINQUÊNCIA JUVENIL . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(6), 1-26. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.27798

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1-10 de 19

Artigos Semelhantes

11-20 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.