CASO CHAMPINHA: ENTRE OS LIMITES DA IMPUTABILIDADE PENAL E A APLICAÇÃO DA MEDIDA DE SEGURANÇA

Autores

  • Maria Clara Caminski Raposo Faculdade Católica de Rondônia
  • Andréia Alves de Almeida DINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19755

Palavras-chave:

Imputabilidade Penal. Medida de Segurança. Adolescente Infrator. Caso Champinha. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Resumo

A responsabilização penal de adolescentes infratores é um tema delicado no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente quando envolve crimes de extrema gravidade e transtornos psiquiátricos. O Caso Champinha, ocorrido em 2003, reacendeu o debate sobre os limites da imputabilidade penal, a duração das medidas socioeducativas e a aplicação posterior de medidas de segurança a indivíduos que, apesar de terem cometido atos infracionais na adolescência, continuam representando risco social após atingirem a maioridade. A problemática central que orienta este estudo é: a manutenção prolongada de medidas socioeducativas de internação, como no caso Champinha, é constitucional e compatível com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? O objetivo geral é analisar os limites da imputabilidade penal e a aplicação da medida de segurança no referido caso. Os objetivos específicos consistem em examinar o conceito de imputabilidade penal no ordenamento jurídico brasileiro e sua aplicação a adolescentes infratores; investigar a fundamentação jurídica da medida de segurança aplicada no caso Champinha, avaliando sua constitucionalidade e compatibilidade com o ECA; e discutir possíveis lacunas na legislação penal e socioeducativa no tratamento de adolescentes infratores que apresentam transtornos graves de personalidade. Para tanto, a metodologia adotada é qualitativa, descritiva e bibliográfica, fundamentada em obras doutrinárias, jurisprudências, artigos acadêmicos e documentos legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Caminski Raposo, Faculdade Católica de Rondônia

Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia. 

Andréia Alves de Almeida, DINTER

Professora Orientadora. Doutora em Ciência Jurídica DINTER entre FCR e UNIVALI. Mestre em Direito Ambiental pela UNIVEM/SP. Especialista em Direito Penal UNITOLEDO/SP. Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UNIR. Especialista em Direito Militar pela Verbo Jurídico/RJ. Faculdade Católica de Rondônia. 

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Raposo, M. C. C., & Almeida, A. A. de. (2025). CASO CHAMPINHA: ENTRE OS LIMITES DA IMPUTABILIDADE PENAL E A APLICAÇÃO DA MEDIDA DE SEGURANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1253–1269. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19755