O USO OFF LABEL DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE NO BRASIL

Autores

  • Larissa Souza dos Reis Gonçalves Universidade Iguaçu
  • Thiago Pereira de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2654

Palavras-chave:

Obesidade. Tratamento. Medicamentos. Off label.

Resumo

A obesidade é uma doença crônica que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo. Uma pessoa é considerada obesa quando seu índice de massa corporal é igual ou maior a 30 kg/m². O excesso de peso está presente em 60% dos brasileiros e segue em elevação.Atualmente as opções de medicamentos para o tratamento da obesidade são escassas e não se adaptam bem a todos os indivíduos. Por conta disso, a prescrição de medicamentos off label surge como alternativa, devendo ser realizada de forma individualizada a cada paciente.O artigo busca descrever e analisar o uso dos principais medicamentos off label mais prescritos para a obesidade no Brasil, discutindo os aspectos relacionados a necessidade do seu uso através da metodologia de revisão de artigos.

Biografia do Autor

Larissa Souza dos Reis Gonçalves, Universidade Iguaçu

Universidade Iguaçu (UNIG) - Graduação em Farmácia.

Thiago Pereira de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -  Graduação em Farmácia. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF - UFRJ) - Pós-graduação em Fisiologia.  School of Medicine na Johns Hopkins University (Baltimore EUA) - Doutorado em Fisiologia.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Gonçalves, L. S. dos R. ., & Abreu, T. P. de . (2021). O USO OFF LABEL DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1165–1177. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2654

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)