ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE IDOSO DIABÉTICO

Autores

  • Kézia Carvalho Baltar Universidade Iguaçu
  • Thiago Pereira de Abreu Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2433

Palavras-chave:

Atenção Farmacêutica. Idosos. Diabetes Mellitus.

Resumo

O diabetes mellitus, está entre as doenças crônicas não transmissíveis que mais se destaca no Brasil e no mundo, levando a um problema de saúde pública, o que tem aumentado as taxas de morbimortalidade. Embora o diabetes possa estar presente em diferentes faixas etárias, a população idosa fica mais suscetível a alguns problemas relacionados a essa doença, visto que, com o passar do tempo, ocorre limitações em algumas funções fisiológicas, levando a erros relacionados ao uso inadequado de medicamentos. Desta forma, a implementação da atenção farmacêutica é de grande importância nesta população diabética, visto que, os idosos necessitam de auxílio no tratamento farmacológico, propiciando melhor qualidade de vida. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo promover a atenção farmacêutica ao paciente idoso portador do diabetes mellitus. O trabalho foi realizado através de busca de artigos originais e de revisão como o portal de revistas Scielo e Lilacs. Nesse contexto, sabe-se que o farmacêutico é o profissional capacitado para fazer o acompanhamento farmacológico dos pacientes, orientando de forma dinâmica e precisa essa população. Conclui-se então que o farmacêutico vai contribuir para a adesão do tratamento, minimizando riscos de interação medicamentosa e reações adversas propiciando a promoção, proteção e recuperação do paciente idoso diabético.

Biografia do Autor

Kézia Carvalho Baltar, Universidade Iguaçu

Graduação em farmácia pela UNIG - Universidade Iguaçu. E-mail: keziacbaltar@gmail.com.

Thiago Pereira de Abreu, Universidade Iguaçu

Farmacêutico e doutor em fisiologia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor e orientador na UNIG - Universidade Iguaçu. E-mail: thiagoabreu0704@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Baltar, K. C. ., & Abreu, . T. P. de . (2021). ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO PACIENTE IDOSO DIABÉTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 535–546. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2433