LIVROS INFANTIS E APLICATIVOS INTERATIVOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Daniela Baumann Chammas Christian Business School
  • Rucenita Leite de Queiroz Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24216

Palavras-chave:

Literatura infantil. Transtorno do Espectro Autista. Recurso tecnológico.

Resumo

Apresenta-se aqui, uma discussão importante acerca da infância, crianças pequenas, com transtorno do espectro autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por desafios na comunicação e interação social, sendo as crianças não verbais ou com Necessidades Comunicacionais Complexas (NCC) particularmente afetadas. O objetivo da pesquisa foi de investigar de que forma a leitura de livros infantis e o uso do Aplicativo Matraquinha contribuem para o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista, analisando os efeitos dessas práticas no estímulo da expressão verbal, na ampliação do vocabulário e na promoção de habilidades sociais em contextos lúdicos e mediados.  Os participantes da pesquisa eram crianças de 4 a 6 anos de uma creche de uma cidade no Estado de Goiás. Metodologicamente, adotou-se a integração da abordagem quantitativa e qualitativa através do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através da observação, aplicação de questionário/preenchimento de ficha comportamental, contação de histórias e utilização do app Matraquinha. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo apresentada por Bardin (2011) e registros da escala likert, por meio do excel. Os resultados apontam que a intervenção do aplicativo Matraquinha potencializa a comunicação funcional, enquanto a literatura infantil favorece o desenvolvimento da compreensão simbólica e da interatividade social. Conclui-se que  mediação de leitura e o uso de aplicativos interativos contribuem para o desenvolvimento da atenção conjunta e do contato visual ao criar contextos significativos de interação social, baseados na interação, no compartilhamento de foco e no engajamento ativo da criança com o adulto e com os estímulos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Baumann Chammas, Christian Business School

Doutoranda em Psicologia Universidade Christian Business School. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Educação pela Universidad Del Atlântico na Espanha. Especialista em Direito Penal. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Literatura Infantil pela FAVENI. Bacharel em Direito e Pedagoga. Escritora de Literatura Infantil.

Rucenita Leite de Queiroz, Christian Business School

Doutora em educação, Mestre em Ciências da Educação pela Christian Business School (2018). Bacharelado em Psicologia pelo Centro Universitário dos Guararapes (2015) Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Especialização em Psicopedagogia, pós-graduação em Docência do ensino superior, pós-graduação em Educação especial, pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicado- ABA, pós-graduação em Psicomotricidade, pós-graduação em Escrita cientifica. Atualmente é docente de graduação e pós-graduação. Psicóloga/psicopedagoga - Diretora da RQ Clínica Multidisciplinar. Reeducadora Funcional da SDP- Síndrome da Deficiência Postural.

Downloads

Publicado

2026-02-19

Como Citar

Chammas, D. B., & Queiroz, R. L. de. (2026). LIVROS INFANTIS E APLICATIVOS INTERATIVOS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–18. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24216