ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Antônia Ozana Alves Caitano UNIFSM
  • Maria Edna da Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Rejane Pereira Vieira Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza UNIFSM
  • Maria Raquel Casimiro UNIFSM
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19088

Palavras-chave:

Assistência de Enfermagem. Criança. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Introdução: O TEA é caracterizado por dificuldades nas áreas de interação social, comunicação e linguagem, além de comportamentos repetitivos e padrões restritos de interesses e atividades. A Lei nº 12.764 de 2012 passou a considerar o autismo como uma deficiência para todos os fins legais, garantindo direitos específicos às pessoas com TEA através de políticas públicas. Nesse contexto, o enfermeiro tem um papel essencial na detecção precoce de sinais de autismo infantil. O diagnóstico do TEA requer uma análise cuidadosa, utilizando ferramentas específicas para avaliar o comportamento da criança. Com base nisso, surge a seguinte questão norteadora: Qual é a assistência de enfermagem prestada a crianças com Transtorno do Espectro Autista? Metodologia: Tratou-se de uma revisão de literatura, para a qual foi elaborada a seguinte questão norteadora: Qual foi a assistência de enfermagem prestada a crianças com Transtorno do Espectro Autista? Para a condução da pesquisa, os dados foram coletados e analisados a partir de fontes da BVS, incluindo bases de dados como LILACS, SCIELO, BDENF e MEDLINE. Os critérios de inclusão foram definidos da seguinte forma: foram considerados estudos publicados entre 2019 e 2024, abrangendo um período de cinco anos; as publicações estavam em português ou inglês e continham, no título ou no resumo, pelo menos um dos descritores utilizados nos critérios de busca, além de estarem disponíveis gratuitamente na internet. Quanto aos critérios de exclusão, foram descartados estudos que não atendiam aos critérios de inclusão mencionados, assim como trabalhos de conclusão de curso, como monografias, relatórios e dissertações. A busca e a coleta de dados foram conduzidas com base nos seguintes DeCS: Assistência De Enfermagem; Criança; Transtorno Do Espectro Autista, combinados com o operador booleano AND. Após essa fase, a análise crítica dos estudos e a discussão dos resultados foram realizadas simultaneamente. A coleta de dados ocorreu por meio da leitura de todos os estudos selecionados, levando-se em consideração pontos de interesse na análise, como os objetivos, os resultados e as conclusões dos autores. Resultados esperados: O enfermeiro desempenha papel essencial no cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente no ambiente escolar, promovendo saúde, inclusão e apoio nas atividades físicas. Contudo, muitos profissionais enfrentam dificuldades devido à falta de preparo técnico, o que impacta a qualidade da assistência. A capacitação e formação continuada são urgentes para garantir um atendimento adequado e eficaz a essas crianças, considerando suas necessidades específicas e a importância crescente do tema no contexto da saúde. Conclusão: O estudo evidenciou que os enfermeiros, por estarem na linha de frente do atendimento, são os primeiros a identificar sinais de TEA nas crianças. A assistência de enfermagem vai além do cuidado direto, incluindo escuta, orientação, práticas comunicativas e apoio psicossocial, envolvendo também a família para promover bem-estar, autonomia e qualidade de vida à criança.

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Biografia do Autor

Antônia Ozana Alves Caitano, UNIFSM

Estudante de enfermagem, Pelo centro universitário Santa Maria.

Maria Edna da Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo centro universitário Santa Maria.

Rejane Pereira Vieira, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo centro universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, UNIFSM

Enfermeira, UNIFSM.

Maria Raquel Casimiro, UNIFSM

Enfermeira. UNIFSM.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

 

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Caitano, A. O. A., Oliveira, M. E. da S., Vieira, R. P., Souza, A. C. de, Casimiro, M. R., & Quental, O. B. de. (2025). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1711–1721. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19088