TÉCNICAS DE MANEJO DA ANSIEDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Francisca Gonçalves de Araújo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB
  • Pâmela Thayne Macêdo Sobreira Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB
  • Eulismenia Alexandre Valério Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB
  • Macerlane de Lira Silva Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB
  • Thárcio Ruston Oliveira Braga Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10927

Palavras-chave:

Saúde Mental. Trabalho. Desgaste Profissional.

Resumo

Resumo: Introdução: O recente perfil de morbidez laboral tem como um dos resultados as doenças ocupacionais relacionadas ao adoecimento mental, sobre as quais ainda não se conhece completamente todos os aspectos, mas tem sido cada vez mais investigada em razão da frequência e diversidade com a qual tem se manifestado, criando um cenário alarmante de crescimento de transtornos mentais e comportamentais (TMC) na Saúde do Trabalhador causado por situações ocorridas no processo do trabalho. Objetivo: a pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias possíveis para o manejo de ansiedade no ambiente de trabalho. Aspectos Metodológicos: Trata-se de uma revisão de literatura na qual a busca foi realizada por meio da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), utilizando as bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Os seguintes descritores foram utilizados: "Saúde Mental", "Trabalho" e "Desgaste Profissional". Foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: artigos completos disponíveis online e gratuitamente, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos trabalhos anteriores a 2018, teses, monografias e trabalhos incompletos. Restaram 112 artigos para leitura de seus títulos e resumos. Por fim, os dados extraídos foram observados e sintetizados em sua versão completa, resultando em 8 artigos utilizados para a construção deste estudo. Resultados: Entre os profissionais da saúde, as demandas enfrentadas diariamente a partir da procura dos pacientes e das condições de trabalho oferecida pelas próprias instituições de saúde constroem um cenário fértil para o desenvolvimento dos transtornos mentais, entre eles a ansiedade, que podem ser ainda mais intensificadas pelas pressões características da profissão e do cotidiano dos atendimentos realizados. Assim, ao lidarem com situações extremas de cuidados e atenção, além do sofrimento de outras pessoas, os profissionais de saúde podem ter a própria saúde mental impactada, reunindo as influências externas e internas da vida dos indivíduos. Conclusão: Portanto, o afastamento causado pelas doenças ocupacionais relacionadas à saúde mental constitui um problema de saúde público com impactos significativos na sociedade, nas empresas e na vida do próprio sujeito acometido pela doença. Assim, o oferecimento de suporte profissional e a adoção de políticas organizacionais que promovam o bem-estar e previnam o adoecimento mental dos colaboradores é uma estratégia de grande relevância, a qual pode gerar inúmeros benefícios para os trabalhadores e também para as empresas.

Biografia do Autor

Francisca Gonçalves de Araújo, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Acadêmica de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Pâmela Thayne Macêdo Sobreira, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Acadêmica de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Eulismenia Alexandre Valério, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Acadêmica de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Enfermeira especialista formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Macerlane de Lira Silva, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Enfermeiro, mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Thárcio Ruston Oliveira Braga, Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB

Enfermeiro formado pela Faculdade Santa Emília de Rodat. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Araújo, F. G. de, Macêdo Sobreira, P. T., Valério, E. A., Souza, A. C. de, Silva, M. de L., & Braga, T. R. O. (2022). TÉCNICAS DE MANEJO DA ANSIEDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1807–1815. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10927