A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

Autores

  • Marcelania Emilia Amorim Viana Centro Universitário Santa Maria
  • Gláucia Nelly Egídio Andrade Barbosa Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Daiane Ferreira Duarte Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Casimiro UNIFSM
  • Macerlane de Lira Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Ocilma Barros de Quental Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19148

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista. Enfermagem. Diagnóstico precoce.

Resumo

Introdução O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurodesenvolvimental caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento. O diagnóstico precoce pode melhorar substancialmente o prognóstico e o desenvolvimento da criança, favorecendo intervenções mais eficazes e adaptadas às necessidades individuais. A literatura destaca que os enfermeiros, por estarem em contato direto e frequente com as famílias, estão em posição privilegiada para observar comportamentos atípicos e orientar os responsáveis sobre a importância de avaliações especializadas. Metodologia O estudo tratou de uma revisão integrativa de literatura, pautada na seguinte questão norteadora: “Qual o papel do enfermeiro na identificação precoce e no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista?” A pesquisa foi realizada por meio das bases de dados SciELO e BVS, utilizando critérios de inclusão previamente estabelecidos, definidos com o uso dos operadores booleanos "transtorno do espectro autista" OR "enfermagem" OR "diagnóstico precoce". Foram incluídos estudos publicados entre os anos de 2020 e 2024, nos idiomas português e inglês, com acesso gratuito. Excluíram-se revisões, teses, monografias, editoriais e notas técnicas. A apresentação dos resultados ocorreu por meio de quadros e a análise foi realizada com base na literatura científica. Resultados O estudo evidenciou a importância do enfermeiro na identificação precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando seu papel nas consultas de puericultura e no acompanhamento do desenvolvimento infantil. No entanto, observou-se a falta de preparo e segurança desses profissionais, causada por lacunas na formação acadêmica e na ausência de educação continuada. A conclusão reforça a necessidade de investir na qualificação da enfermagem, na integração da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) à atenção básica e na implementação de protocolos atualizados, a fim de garantir um cuidado integral e efetivo às crianças com TEA e suas famílias. Conclusão O estudo destacou a importância do enfermeiro na detecção precoce do TEA e a necessidade de capacitação adequada, ressaltando a urgência de investimentos na formação, protocolos atualizados e integração da atenção básica à saúde mental.

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Biografia do Autor

Marcelania Emilia Amorim Viana, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Gláucia Nelly Egídio Andrade Barbosa, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Maria Daiane Ferreira Duarte, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Maria Raquel Casimiro, UNIFSM

Enfermeira, UNIFSM.

Macerlane de Lira Silva, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeiro, mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

 

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Viana, M. E. A., Barbosa, G. N. E. A., Duarte, M. D. F., Casimiro, M. R., Silva, M. de L., & Quental, O. B. de. (2025). A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2641–2650. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19148