ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NO SUPORTE FAMILIAR

Autores

  • Émille Santos Portugal Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Robson Vidal de Andrade Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Roberta Messias Marques Centro de Ensino Superior de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17270

Palavras-chave:

Autismo. Criança. Família. Cuidado de Enfermagem.

Resumo

O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a vida das crianças e de suas famílias. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo verificar a atuação do enfermeiro no cuidado de crianças com transtorno do espectro autista, com foco nas estratégias utilizadas e no suporte às famílias, com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão das práticas de enfermagem voltadas para o autismo. A pesquisa tratou-se de uma revisão integrativa, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da revisão de literatura. Identificou-se no estudo que o transtorno do espectro autista é uma condição complexa, que gera implicações na vida das crianças e suas famílias, revelando a necessidade por cuidados de saúde adequados. Concluiu-se que, para atuar no cuidado de crianças com TEA e seus familiares, o enfermeiro necessita ter visão holística, atender às demandas da condição e utilizar estratégias para promover melhor cuidado, contribuindo para uma melhor organização da dinâmica familiar e para a melhoria da qualidade de vida desse público.

Downloads

Biografia do Autor

Émille Santos Portugal, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Graduanda em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Robson Vidal de Andrade, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Orientador.  Mestre em Terapia Intensiva (SOBRATI), Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenador do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Roberta Messias Marques, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Coorientadora. Especialista em Saúde Pública: Habilitação Sanitarista (UESC) Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus. 

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Portugal, Émille S., Andrade, R. V. de, & Marques, R. M. (2024). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO À CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E NO SUPORTE FAMILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 26–42. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17270