DIREITO PENAL E A PSICOPEDAGOGIA: INTERPRETANDO DESENHOS INFANTIS NA BUSCA DO AGRESSOR

Autores

  • Daniela Baumann Chammas UNINI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10382

Resumo

Ao interpretar o desenho de uma criança explicamos o que está obscuro e o transformamos em uma linguagem compreensível, retirando do desenho um sentido que estava oculto ao entendimento da criança bem como dos adultos que a cercam. A interpretação psicopedagógica do desenho infantil transcreve este sentido latente e oculto para uma linguagem verbal de melhor e mais fácil compreensão. O desenho é um método de simples execução que pode ser usado para investigar traços de humor, de comportamento bem como do caráter de uma criança, juntamente com seus conflitos intrapsíquicos. Desse modo, o desenho supre a dificuldade do indivíduo de falar de si e expor os seus medos e problemas. O Direito Penal protege os bens jurídicos necessários à sobrevivência da sociedade, aplica e executa as sanções. Nesse viés, quando aliado à Psicopedagogia, pode alcançar o agressor mais facilmente através da interpretação de desenhos infantis.

Biografia do Autor

Daniela Baumann Chammas, UNINI

Doutoranda em Educação pela UNINI, EUA. Doutoranda em Ciência da Educação pela Christian Business School. Mestre em Educação pela Universidad Del Atlântico na Espanha. Especialista em Direito Penal. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Literatura Infantil pela FAVENI. Bacharel em Direito e Pedagoga.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Chammas, D. B. (2023). DIREITO PENAL E A PSICOPEDAGOGIA: INTERPRETANDO DESENHOS INFANTIS NA BUSCA DO AGRESSOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1677–1689. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10382