A EQUOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Caroline da Costa Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP
  • Monica Maria Emi Aoki Inoue Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7017

Palavras-chave:

Crianças. Adolescentes. Transtorno do espectro autista (TEA) e Equoterapia.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é identificado como transtorno comportamental, sem uma origem e causa definida. Tem sido uma condição frequente nos dias atuais. O autismo gera uma dificuldade de socialização e comunicação da criança com as demais pessoas ao seu redor, problemas posturais, e comprometimento motor. Objetivos: Realizar um levantamento dos efeitos e benefícios da equoterapia como um recurso terapêutico e forma de tratamento em crianças e adolescentes com TEA. Metodologia: Esta pesquisa foi uma revisão de literatura por meio de consulta aos indexadores de pesquisa nas bases de dados eletrônicos Pubmed, BVS/Scielo e PEDro e a busca secundária também foi realizada verificando: Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Monografias, que descrevem os benefícios da Equoterapia no tratamento do TEA. Resultados: Foram selecionados 18 artigos para análise dos resultados e destes, apenas 6 artigos atenderam os critérios de inclusão. Conclusão: A realização desta pesquisa permitiu observar os benefícios que a equoterapia promove aos seus praticantes portadores do TEA, e dentre esses resultados foram observados efeitos muito positivos tanto nas alterações motoras, quanto posturais, ganho de equilibrio, no aspecto intelectual, além da relevância das interações da estimulação física e sensorial.

Biografia do Autor

Caroline da Costa, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Discente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP.Avaré – SP E-mail: carolinecosta2199@gmail.com.  

Monica Maria Emi Aoki Inoue, Centro Universitário Sudoeste Paulista- UNIFSP

Docente do Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP. Avaré – SP.  Estadual Paulista – UNESP.Mestre em Ciências da Motricidade Humana Universidade Estadual Paulista – UNESP.Especialista em Fisioterapia Neurofuncional, Especialista em Ciências da Saúde, Programa Neuroimunologia- FMB- Universidade E-mail: monica.inoue@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/10/2022

Como Citar

Costa, C. da ., & Inoue, M. M. E. A. . (2022). A EQUOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 248–263. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7017