O PODER DA INFLUÊNCIA E OS PERIGOS DA PROMOÇÃO DE JOGOS DE APOSTAS ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22422

Palavras-chave:

Influenciadores. Responsabilidade Civil. Aposta on line.

Resumo

O estudo tem por finalidade analisar os aspectos e os impactos jurídicos da promoção de jogos de apostas online por influenciadores digitais, sob a ótica do Direito do Consumidor e das legislações correlatas do ambiente digital. Parte-se da conceituação da relação de consumo e de sua transformação diante das novas dinâmicas tecnológicas, especialmente no contexto das plataformas digitais, onde contratos eletrônicos são firmados de maneira desmaterializada e altamente persuasiva e o papel do influenciador digital enquanto fornecedor por equiparação, examinando sua responsabilidade objetiva diante da veiculação de publicidade enganosa ou abusiva. Metodologicamente, a pesquisa é guiada pelo o método dogmático-jurídico desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, de natureza exploratória e descritiva. Conclui-se que a atuação dos influenciadores na divulgação de apostas online exige responsabilidade solidária, ética e regulatória, de modo a garantir transparência, boa-fé e proteção do consumidor digital frente aos riscos ampliados da publicidade direcionada e das práticas de consumo emocional no meio eletrônico.

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Biografia do Autor

Ana Clara Mendes de Sousa, UNIFSA

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Thaiz Holanda, UNIFSA

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Rochele Juliane Lima Firmeza Bernardes, UNIFSA

 Professora e mestra do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

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Publicado

2025-11-18

Como Citar

Sousa, A. C. M. de, Barros, T. M. de H., & Bernardes, R. J. L. F. (2025). O PODER DA INFLUÊNCIA E OS PERIGOS DA PROMOÇÃO DE JOGOS DE APOSTAS ONLINE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5092–5106. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22422